por Guilherme Becker
com informações da Comunicação da Câmara Municipal de Curitiba (CMC)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou nesta terça-feira (9), por 5 votos a 1, o recurso apresentado por Carol Dartora (PT) e Renato Freitas (PT) contra a decisão do presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma (Pros), de não submeter ao plenário pedido da defesa do parlamentar, no âmbito do PED 1/2022. A defesa queria que a totalidade dos parlamentares, em plenário, deliberassem sobre o arquivamento da cassação em razão de suposto descumprimento do prazo. 

Na última sexta-feira (5), por ocasião da votação em segundo turno que cassou o mandato de Freitas por quebra de decoro parlamentar, a defesa do vereador fez, no início da sessão especial de julgamento, o pedido de arquivamento do processo de cassação, por entender que a CMC deveria ter cumprido o prazo de 90 dias corridos contido no decreto-lei 201/1967. Segundo a defesa, o prazo teria se exaurido no dia 25 de junho, resultando no arquivamento tácito do PED 1/2022, sem condenação nem absolvição do representado.

Presidente da Câmara defende cassação

Em resposta, o presidente da CMC defendeu que, no entendimento da Câmara, o prazo regimental é de 90 dias úteis e que por isso indeferiu a questão de ordem. Ele afirmou que o Legislativo entende que prevalecem os prazos do Regimento Interno, sendo apenas subsidiário o uso do decreto-lei 201/1967, e não o inverso como queria a defesa, inclusive ecoando decisões já proferidas pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) nesse sentido. 

Na sexta, com o aval de Carol Dartora e de Freitas, a defesa fez um recurso da decisão do presidente, para que o arquivamento fosse submetido ao plenário, nos termos dos artigos 135 e 136 do Regimento Interno. Como não houve a retratação do indeferimento pela Presidência da CMC, a questão foi levada à CCJ hoje, que apoiou a decisão de Tico Kuzma. Votaram contra o recurso: Mauro Ignácio (União), que presidiu a reunião extraordinária; Marcelo Fachinello (PSC), relator; Amália Tortato (Novo); Beto Moraes (PSD); e Denian Couto (Pode). Apenas Dalton Borba (PDT) concordou com os advogados de defesa.

“O parecer é pela manutenção da defesa do presidente quanto à decadência [a favor dos 90 dias úteis do Regimento Interno, contra os 90 dias corridos do decreto-lei]. As sessões são juridicamente aptas a produzir seus efeitos práticos”, opinou Fachinello. Fazendo o senão que entendia que a decisão do presidente em questões de ordem deveria ser definitiva, o relator ponderou que, procedimentalmente, haveria agora as condições necessárias para submeter ao plenário, se a Casa assim entendesse, o parecer da CCJ pelo desprovimento do recurso. A sessão extraordinária da CCJ foi transmitida ao vivo no YouTube da CMC (confira aqui).

10 ago 2022, às 07h02. Atualizado às 07h03.

No Ar

RIC Notícias Dia

As primeiras notícias do dia e os fatos mais marcantes do estado do Paraná, com Ana Vaz e Eduardo Scola.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 14h50 Balanço Geral Curitiba
  • 17h20 RIC Notícias Live
Mostrar próximo post
Carregando