O presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou em Londrina, norte do Paraná, para visita à ExpoLondrina 2022, nesta sexta-feira (8) e permaneceu na cidade até a manhã desta sábado (9). Ele cumpriu agenda de eventos na região do Estado, que inclui a missa no Santuário São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes.

Na manhã deste sábado (9), a Rua Goiás permanecia com quarteirões fechados até a saída de Bolsonaro do hotel, às 9h. Era esperado que ele pousasse no Estádio João Hermógenes de Andrade, em Andirá, e seguisse em uma motociata até Bandeirantes.

Entretanto, seguindo a agenda oficial divulgada, Bolsonaro foi direto para Bandeirantes. O convite para a motociata havia sido feito pelo deputado federal Diego Garcia (PODE) e reuniu motociclistas no estádio, que deixaram o local após o aviso de que não teria a visita.

Já em Bandeirantes, acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro e do governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), o presidente acompanhou a celebração no Santuário São Miguel Arcanjo, na primeira fileira. O local tem capacidade para três mil fiéis. Bolsonaro e Ratinho Jr. fizeram leituras da bíblia. Acompanhe a transmissão da missa:

A Arquidiocese de Jacarezinho, responsável pelo santuário, emitiu nota reforçando que o evento foi um convite particular de terceiros e que “não faz nenhum tipo de escolha partidária”. Confira na íntegra:

Devido aos vários pedidos de esclarecimentos, vimos através desta informar que a visita do Excelentíssimo Sr. Presidente da República que acontecerá no próximo dia 09 de abril no Santuário São Miguel Arcanjo em Bandeirantes-PR, é resultado do convite de pessoas em particular aceito pelo gabinete presidencial. Desse modo, recordamos que não é a Diocese de Jacarezinho que promoverá tal ação. Reafirmamos a isenção partidária da Igreja Católica, que presa pelos princípios evangélicos da justiça, paz e do reinado social de Cristo e não faz nenhum tipo de escolha partidária, política ou ideológica.

Depois da visita, Bolsonaro pousou no centro de Ibiporã, em um campo de futebol, e almoçou na cidade.

Recepção em Londrina

A chegada aconteceu após a entrega das obras de ampliação do Aeroporto Regional de Passo Fundo, no estado do Rio Grande do Sul. Bolsonaro pousou no Aeroporto de Londrina Governador José Richa, às [x] horas, acompanhado de forças de segurança. Apoiadores se reuniram no embarque e desembarque vestidos de roupas verdes e amarelas. A quantidade de pessoas não foi divulgada.

Para a chegada ao Parque de Exposições Governador Ney Braga, foi montado acompanhamento e orientação do trânsito por parte da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Por segurança, o itinerário foi repassado pouco tempo antes da visita. Também estiveram presentes Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal.

Bolsonaro discursou por aproximadamente cinco minutos na ExpoLondrina. O possível pré-candidato à presidência, nas eleições de 2022, falou sobre os reflexos da pandemia do novo coronavírus no Brasil, programas assistenciais e fez críticas ao governo do Partido dos Trabalhadores (PT). No rodeio, ele andou a cavalo na arena e falou com apoiadores.

Ponto político 

Londrina foi visitada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recentemente, no dia 19 de março. Na ocasião, Lula esteve no assentamento Eli Vive para a “Jornada de Solidariedade: Rumo aos Comitês Populares“, onde discursou no que era considerado primeiro encontro presencial massivo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Paraná.

No mesmo período, no dia 12 de março, a cidade também recebeu o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL). Ele participou do evento Brasil Profundo, que discute “os desafios do movimento conservador no Brasil e no Paraná”.

9 abr 2022, às 11h21. Atualizado às 13h38.
Mostrar próximo post
Carregando