O atual presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vão disputar a vaga à Presidência da República no 2º turno nas eleições gerais de 2022. Até às 21h29 deste domingo (2), com 97,07% das urnas apuradas, Bolsonaro teve 43,68% dos votos válidos e Lula teve 47,88% na votação em primeiro turno, o que já define o 2º turno matematicamente, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A votação em segundo turno está marcada para acontecer no dia 30 de outubro e irá definir qual candidato assumirá a Presidência no mandato de 2023 a 2026. As últimas pesquisas realizadas já mostravam um possível segundo turno entre Bolsonaro e Lula, que lideraram a corrida pela disputa ao cargo durante todo o período eleitoral. 

Geraldo Alckmin (PSDB) é candidato a vice-presidente na chapa de Lula e Walter Braga Netto (PL) é candidato a vice-presidente ao lado de Bolsonaro. 

Quem é Jair Bolsonaro (PL)?

Bolsonaro nasceu em Campinas, São Paulo, em 1955. Com 22 anos, ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro, e foi capitão do Exército Brasileiro no Mato Grosso do Sul, de 1979 a 1981. 

Bolsonaro começou sua carreira política em 1988, quando concorreu à Câmara Municipal do Rio de Janeiro e foi eleito. Em 1990, ele conquistou o primeiro dos 7 mandatos consecutivos no cargo de deputado federal pelo Rio de Janeiro, cargo que ocupou até 2018. 

Em sua carreira política, Bolsonaro defendeu a redução da maioridade penal, o direito à legítima defesa e a posse de arma de fogo para cidadãos sem antecedentes criminais. Também atuou em favor de medidas para garantir a segurança jurídica das ações policiais. Além disso, o ex-militar destacou-se na defesa dos valores cristãos e da família.

Nas eleições de 2018, Bolsonaro foi eleito pela primeira vez como presidente da República. Agora, em 2022, foi reeleito para mais um mandato. 

Quem é Lula (PT)? 

Lula nasceu em 1945, em Pernambuco. Ainda criança, se mudou para São Paulo junto com a mãe e começou a trabalhar em Osasco, no litoral paulista, para ajudar com as despesas da casa. Aos 14 anos, Lula foi empregado em uma metalúrgica e admitido em um curso técnico de torneiro mecânico. 

Logo após completar 18 anos, Lula foi convencido pelo irmão a frequentar reuniões no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, no ABC paulista, e começou sua trajetória como líder sindical em 1969. Ainda, ele assumiu a presidência do sindicato em 1975, antes de completar 30 anos. 

A década de 70 foi marcada por movimentos radicais de reivindicação da classe trabalhadora, e Lula comandou greves gerais. O sindicalista acabou preso durante a Ditadura Militar no Brasil em 1980, por 30 dias. 

Na sequência, o Partido dos Trabalhadores foi fundado, Lula assumiu como primeiro presidente da sigla e foi um dos principais incentivadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Seu primeiro mandato como político foi como Deputado Federal Constituinte, entre 1987 e 1991. O então líder do PT votou na Constituinte a favor da reforma agrária, da nacionalização dos recursos naturais e pela proteção à empresa nacional.

Lula se candidatou à Presidência por três vezes antes de ser eleito, em 2002. Durante os oito anos de mandato, implementou programas de distribuição de renda, como o Bolsa Família, programas de acesso à educação, como o Prouni, e moradia, como o Minha Casa, Minha Vida. Em 2005, o Governo Lula quase foi derrubado por repercussão do escândalo do Mensalão, um esquema de compra de votos do qual o então presidente afirmou que não tinha conhecimento. 

Após deixar a Presidência da República em 2010, Lula foi investigado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro pela operação Lava Jato. Ele ficou preso em Curitiba, no Paraná, na sede da Polícia Federal, por 580 dias, entre 2018 e 2019.  

Lula chegou a ser condenado pelo então juiz Sergio Moro, mas a decisão foi anulada pela Justiça por suspeição do magistrado. Isso possibilitou que Lula pudesse ser candidato e, agora, eleito presidente do Brasil. 

2 out 2022, às 21h30.
Mostrar próximo post
Carregando