BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (3) que o ator e ativista ambiental Leonardo DiCpario deveria “ficar de boca fechada” e parar de falar “besteira” sobre a preservação no meio ambiente no Brasil, afirmando em conversa com apoiadores que o país seria um exemplo nessa área e também no agronegócio para o mundo.

“Não adianta fazer videozinho mentiroso, que está pegando fogo na Amazônia, vai mudar o clima no mundo, isso não funciona”, disse Bolsonaro, em transmissão pelas redes sociais.

“O DiCaprio tem que saber que a própria diretora-presidente da OMC disse que sem o agronegócio brasileiro o mundo passa fome, então é bom o DiCaprio ficar de boca fechada em vez de ficar falando besteira”,

acrescentou.

Na semana passada, em postagem no Twitter, Di Caprio fez um alerta sobre a importância da preservação da Amazônia para o clima mundial e chamou atenção, principalmente dos jovens, para o prazo final de regularização do título eleitoral, nesta quarta-feira (4), para a eleição de outubro.

“O Brasil abriga a Amazônia e outros ecossistemas críticos para as mudanças climáticas. […]O que acontece lá é importante para todos nós e o voto dos jovens é fundamental para impulsionar a mudança para um planeta saudável”.

argumentou Di Caprio no tuíte.

Em resposta ao ator, Bolsonaro disse um dia depois que os brasileiros irão decidir, nas eleições de outubro, se optam pela soberania nacional em relação à Amazônia ou se irão ceder a “bandidos” que estariam a serviço de interesses internacionais.

No ano passado, o astro de Hollywood e outras celebridades do Brasil e dos EUA divulgaram uma carta pedindo ao presidente norte-americano, Joe Biden, para não aceitar nenhum acordo ambiental com Bolsonaro, mediante o aumento do desmatamento e das queimadas durante o governo do atual presidente.

Em 2019, Bolsonaro acusou o astro de Hollywood de financiar incêndios na floresta amazônica, sem apresentar nenhuma prova.

Por Ricardo Brito

3 maio 2022, às 13h44. Atualizado às 14h31.
Mostrar próximo post
Carregando