Por Alexandra Alper e Timothy Gardner

WASHINGTON (Reuters) – O presidente Joe Biden lançou nesta quinta-feira (31) a maior liberação de todos os tempos da reserva emergencial de petróleo dos Estados Unidos e desafiou as companhias petrolíferas a perfurar mais na tentativa de reduzir os preços da gasolina que dispararam durante a guerra da Rússia com a Ucrânia.

O anúncio vem como parte de um amplo esforço de Biden para combater a inflação que prejudicou os consumidores dos EUA e ameaça os colegas democratas de Biden, que buscam manter o controle do Congresso nas eleições de novembro.

A partir de maio, os Estados Unidos vão liberar 1 milhão de barris por dia (bpd) de petróleo por seis meses da Reserva Estratégica de Petróleo (SPR), disse ele.

“Este é um momento de consequências e perigo para o mundo, e de dor nas bombas (nos postos de gasolina) para as famílias americanas”,

disse Biden em um evento na Casa Branca.

A liberação de 180 milhões de barris de Biden equivale a cerca de dois dias de demanda global e marca a terceira vez que Washington recorre à SPR nos últimos seis meses.

Biden também pediu às empresas petrolíferas dos EUA que perfurassem mais e aumentassem a produção de veículos elétricos e baterias.

(Reportagem de Timothy Gardner, Alexandra Alper, Steve Holland, Christopher Gallagher e Ismail Shakil)

31 mar 2022, às 17h37. Atualizado às 18h12.

No Ar

RIC Notícias Dia

As primeiras notícias do dia e os fatos mais marcantes do estado do Paraná, com Ana Vaz e Eduardo Scola.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 14h50 Balanço Geral Curitiba
  • 17h20 RIC Notícias Tarde
Mostrar próximo post
Carregando