Fala, Marc!

por Marc Sousa

Líder do governo na Câmara dos Deputados, o deputado federal Ricardo Barros (PP) criticou nesta segunda-feira (13) a decisão do Ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF) na cassação do mandato do deputado Fernando Francischini (UB) por fake news. O progressista chamou a decisão de “ativismo político” durante entrevista concedida ao Jornal da Manhã Paraná da Jovem Pan

Francischini teve o mandato cassado pelo STF por propagar fake news contra o sistema eleitoral. Ele, então no PSL, afirmou no dia do primeiro turno das eleições de 2018 que as urnas eletrônicas tinham sido adulteradas para impedir a vitória do presidente Jair Bolsonaro (PL). A fala foi transmitida em uma rede social. No início de junho, o ministro do STF Nunes Marques tinha derrubado a decisão e devolvido o mandato de Francischini, mas a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a liminar. 

Barros disse durante a entrevista que a fake news só existe na cabeça de Moraes e que a decisão contra Fernando Francischini foi para pressionar o presidente Jair Bolsonaro. 

“Eu considero a decisão totalmente um ativismo político. Não é o que diz a lei, nem existe essa tal de fake news, isso está na cabeça do ministro Alexandre de Moraes, como uma forma de pressionar o presidente Bolsonaro que responde a dois processos de fake news no TSE”, atacou Ricardo Barros. 

O deputado federal lembrou que também já foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), fez recurso e ganhou novamente o diploma. Barros criticou a atuação do judiciário no país e a interferência em questões políticas. “Juiz é para fazer cumprir a lei, não para fazer política”, concluiu. 

13 jun 2022, às 14h37.
Mostrar próximo post
Carregando