Política

Arapongas divulga inscrições para mesário voluntário nas eleições de 2022

Os voluntários serão divididos entre Arapongas e Sabáudia; confira os benefícios

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informações da Prefeitura de Arapongas
Arapongas divulga inscrições para mesário voluntário nas eleições de 2022
(Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil)

16 de junho de 2022 - 06:20 - Atualizado em 16 de junho de 2022 - 08:47

O Fórum Eleitoral de Arapongas, norte do Paraná, divulgou as inscrições para mesário voluntário para eleições de 2022, que acontece no dia 2 de outubro. O cadastro é de forma online. Existem benefícios para aqueles que forem convocados.

Serão necessárias cerca de 1.068 pessoas para atuação nos locais de votação, divididos entre Arapongas e Sabáudia. Foram abertos três canais para quem pretende se voluntariar. É necessário ter mais de 18 anos e estar com a situação eleitoral regular.

Para cadastro online, clique aqui e acesse o site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Também é possível demonstrar interesse ao enviar e-mail para o endereço zona061@tre-pr.jus.br ou mensagem no WhatsApp (43) 3275-2008.

Não podem participar familiares ou cônjuges de candidatos; integrantes de diretórios de partidos políticos em funções executivas; autoridades e agentes policiais e quem trabalha na Justiça Eleitoral.

Benefícios:

  • Dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral (Lei 9.504/97, art. 98);
  • Auxílio-alimentação para o dia da eleição;
  • Até 60 horas extracurriculares para estudantes de ensino superior de universidades conveniadas ao Uniamiga;
  • Desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral, quando expresso no edital;
  • Vantagem de desempate em outros concursos públicos, se houver previsão em edital;
  • Isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo Poder Público Estadual, de acordo com a Lei nº 19.196/2017, dependendo da regulamentação expedida pela instituição promotora do concurso.