Política

Aplicativo Agora é Lei no Paraná é finalista do prêmio Assembleia Cidadã

O app possibilita a consulta rápida a mais de 350 leis de Direto do Consumidor e prestação de serviços

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informações da Assembleia Legislativa do Paraná
Aplicativo Agora é Lei no Paraná é finalista do prêmio Assembleia Cidadã
Aplicativo "Agora é Lei no Paraná", da Assembleia legislativa do Paraná, mostra na palma da mão todas as leis de proteção ao consumidor no Estado. (Foto: Eduardo Igor / RIC Mais)

19 de novembro de 2021 - 19:52 - Atualizado em 19 de novembro de 2021 - 19:56

A aplicativo “Agora é Lei no Paraná” mais uma vez é finalista de uma premiação nacional. Agora, o instrumento que possibilita ao cidadão a consulta rápida a mais de 350 leis de direito do Consumidor concorre na 2ª edição do prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na categoria Atendimento ao Cidadão.

A Assembleia Legislativa do Paraná disputa a final com as Assembleias do Amazonas e do Espírito Santo. O vencedor será conhecido durante a 24ª Conferência Nacional da Unale (CNLE), que acontece entre os dias 24 e 26 de novembro em Campo Grande/MS. A CNLE acontece em formato híbrido, com participantes de forma presencial e on-line, e a escolha será feita entre os participantes da Conferência. Para votar é preciso se cadastrar no site: https://sis.automacaodeeventos.com.br/2021/unale/sis/inscricao/index.asp

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), comemorou a notícia de que o Legislativo paranaense mais uma vez dá o exemplo para o país com os seus projetos que beneficiam o cidadão.

“Apenas com o trabalho e o talento dos funcionários da Assembleia criamos um aplicativo que além de dar destaque para a atividade dos deputados, coloca nas mãos das pessoas um poderoso instrumento na defesa dos seus direitos. Isso significa que estamos na vanguarda, avançando e dando exemplo para o Brasil e demais Assembleias”,

afirmou Traiano.

Aplicativo

Você sabia que os planos de saúde estão proibidos de cobrar taxas adicionais no tratamento da Covid-19? Que o laudo médico que atesta o Transtorno do Espectro Autista não pode ter validade? E que as empresas são proibidas de ofertar e celebrar contrato de empréstimos para aposentados e pensionistas por telefone? Essas e outras 350 leis aprovados pelos deputados estaduais podem ser consultadas no aplicativo Agora é Lei no Paraná criado pela Assembleia Legislativa do Paraná.

O aplicativo reúne em uma única plataforma digital leis estaduais que tratam de compra e venda de produtos e da prestação de serviços, auxiliando o consumidor a conhecer a legislação. Dessa forma, o consumidor paranaense pode fazer valer seus direitos em lojas, supermercados, shoppings, restaurantes, hospitais, bancos, escolas e companhias aéreas com uma simples consulta no aplicativo instalado no celular. O app pode ser baixado na versão Android e IOS, de forma gratuita.

A consulta pode ser feita por tema, palavra-chave ou nome do autor. Além de conferir a íntegra da lei, o consumidor tem acesso fácil a um resumo das determinações previstas na legislação, o local onde a lei deve ser aplicada e as penalidades em caso de descumprimento.

Todo o projeto foi elaborado em 2017 pela equipe da Diretoria de Comunicação, com o suporte técnico da Diretoria de Tecnologia da Informação, sem qualquer custo adicional para o Poder Legislativo. O app reuniu, em um primeiro momento, pouco mais de 200 leis, aprovadas no Legislativo e sancionadas pelo Poder Executivo, hoje, são mais de 350. 

Premiação

A ferramenta acumula prêmios, indicações e menções em premiações de relevância nacional. O principal deles foi a escolha do aplicativo como vencedor do Prêmio Redes 2019. A premiação ocorreu no 8º Redes WeGov, evento multitemático que reuniu agentes públicos e estudiosos da administração pública para debater o uso das novas ferramentas tecnológicas na comunicação do setor.

O projeto criado pela Assembleia Legislativa também foi finalista no prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) em 2019. Em 2017, recebeu a “Menção Honrosa do Prêmio e-Gov”, do Ministério do Planejamento e da Associação Brasileira de Entidades de Tecnologia da Informação e da Comunicação.