Fala, Marc!

por Marc Sousa

O deputado estadual Anibelli Neto (MDB) foi um dos principais articulares do encontro do secretário de Planejamento do Paraná, Guto Silva, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB). Na reunião foram reiterados os pedidos de projetos estruturantes para o Paraná feitos durante a primeira reunião de trabalho feita entre os governadores e o presidente Lula, na semana passada.

Anibelli promoveu a reunião atendendo um pedido do governador Ratinho Junior (MDB). “Saímos desse encontro com a certeza de que a boa relação e o diálogo entre o governo estadual e federal, irá resultar em bons frutos ao povo do Paraná.”, avalia o deputado. Os três projetos principais apresentados são:

  • A participação do Paraná na renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu, que trata sobre a comercialização de energia e com o fim do financiamento para construção da usina. A ideia do estado é arrecadar mais impostos com a energia gerada em território paranaense.
  • Pedido de ajuda ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nos custeio da manutenção de rodovias até a  assinatura dos novos contratos de concessão. A uma urgência nisso por conta do escoamento da safra.
  • Auxílio para execução da Nova Ferroeste, em especial do ramal que conecta à Santa Catarina, que apesar dos projetos prontos, ainda depende de licenças ambientais.

A comitiva paranaense também apresentou outras obras estruturantes do banco de projetos, a fim de tentar inclui-las no orçamento da União. Também tratou do PPA, o Plano Plurianual do estado, que vai ter um aprimoramento da metodologia para o quadriênio de 2024 a 2027.

Também participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, o secretário de Representação do Paraná em Brasília, Rubens Bueno II, e o deputado federal Beto Preto (PSD).

9 fev 2023, às 15h50. Atualizado às 16h34.
Mostrar próximo post
Carregando