(Reuters) – A Alemanha e o Catar chegaram a um acordo de parceria energética de longo prazo, disse uma autoridade alemã neste domingo (20), enquanto a maior economia da Europa busca se tornar menos dependente das fontes de energia russas.

A Rússia é o maior fornecedor de gás da Alemanha. O ministro da Economia alemão, Robert Habeck, lançou várias iniciativas para reduzir a dependência energética do país de Moscou após a invasão da Ucrânia.

O emir do Catar, Sheikh Tamim bin Hamad al-Thani, recebeu Habeck no domingo e os dois discutiram maneiras de melhorar as relações bilaterais, particularmente no setor de energia, disseram fontes do Catar. Um porta-voz do Ministério da Economia alemão em Berlim confirmou que um acordo foi fechado.

“As empresas que vieram para o Catar (com Habeck) agora entrarão em negociações contratuais com o lado do Catar”, disse o porta-voz.

Habeck também se encontrou com o ministro de Assuntos Energéticos do Catar, Saad Sherida Al-Kaabi, em Doha, onde discutiram as relações energéticas e a cooperação entre as partes, bem como formas de melhorá-las.

(Reportagem de Moataz Mohamed e Klaus Lauer)

20 mar 2022, às 12h35. Atualizado às 14h27.
Mostrar próximo post
Carregando