Para supresa de todos, a convenção do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e do Cidadania definiu, nesta quarta-feira (20), que não irá lançar candidato ao governo estadual. César Silvestri Filho (PSDB), que era o nome cotado para o cargo, irá sair candidato ao Senado.

Silvestri tentou viabilizar sua candidatura ao governo estadual pelo Podemos. Mas as costuras políticas não viabilizaram um acordo. Então Silvestri foi convidado pelo PSDB para ser seu candidato ao Palácio Iguaçu, projeto pelo qual vinha trabalhando há quase oito meses.

Mas, ao fim de tudo, a federação PSDB / Cidadania optou por não ter candidato a governador. Isto porque ambos os partidos divergem sobre o apoio ao governador Ratinho Júnior (PSD): enquanto os tucanos não o apoiarão, o Cidadania pretende subir no palanque junto com o governante. Para não haver atritos – já que a federação entre PSDB e Cidadania foi definida nacionalmente – a chapa optou pelo que chamaram de “neutralidade” no Paraná, na disputa pelo Palácio Iguaçu.

Silvestri, que é ex-prefeito de Guarapuava, disse que não está chateado com a mudança de rota.

“Não tem frustração. Política é feita de etapas. Trabalhei com vigor e entusiasmo para fazer um governo consensual. Tem que ter a humildade de entender que a unidade é maior que qualquer projeto individual”,

declarou o político, logo após a convenção que, diferente do usual, terminou sem festa, com clima “enlutado”.

Apesar disto, existe alguma possibilidade deste cenário mudar. O PSDB / Cidadania foi a primeira federação a realizar sua convenção, já no primeiro dia das convenções partidárias. Há ainda 15 dias pela frente, quando os outros partidos também vão se reunir e anunciar seus escolhidos.

20 jul 2022, às 19h29.
Mostrar próximo post
Carregando