por Daniela Borsuk
com informações de Daniela Sevieri, da RICtv

A ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko, que está em Curitiba, deu entrevista à RICtv nesta quinta-feira (24) e falou sobre a situação do país do leste europeu, em guerra desde a madrugada. O marido de Fabiana, o ex-embaixador Rostyslav Tronenko, está na Ucrânia neste momento, de férias, e avisou a esposa por telefone por volta da 1h30 que havia escutado os primeiros bombardeios. A filha do casal, uma jovem que está com a mãe no Brasil, teve uma crise nervosa e teve que ser levada ao hospital na capital paranaense.

De acordo com Fabiana, o marido deu apoio e ajudou a evacuar nesta manhã dois jornalistas brasileiros. Eles estavam produzindo uma matéria no país europeu e conseguiram sair graças a orientação de Tronenko, pela Polônia. Fabiana afirmou, porém, que o marido não pretende deixar a Ucrânia e está preocupada.

“Meu medo, meu susto, começou 1h30 da manhã quando ele me ligou. Ele me ligou e falou ‘amor, começou o bombardeio, está vindo fogo por tudo quanto é lado’, ele falou assim ‘eu tô um pouco assustado, mas não se preocupa, tudo vai ficar bem’, acho que mesmo diante de tanto medo ele ainda tentou me acalmar”, revelou ela.

“Ele vai ficar agora na Ucrânia, porque a nossa missão acabou e nós deveríamos estar lá com ele. Mas como a minha filha está no ‘terceirão’, pré-vestibular, é um ano muito importante, a gente tinha decidido que iríamos retornar [ao Brasil] para que ela pelo menos terminasse, porque se nós voltássemos à Ucrânia, ela retornaria ao primeiro ano por causa de carga horária”,

explicou a ex-embaixatriz. Ela e o marido terminaram a missão na Embaixada em novembro.

Por causa da tensão que já rondava a Ucrânia em dezembro, Fabiana e a filha voltaram ao Brasil. No entanto, agora, não sabem o que pode acontecer. “É uma vergonha, uma falta de humanidade, esse desejo do Putin de querer expandir o território russo, às custas de vidas ucranianas, passando por cima da Soberania, rasgando as cartas da ONU, do Conselho de Segurança, passando por cima de tudo. É vergonhoso e é lamentável”, desabafou.

“A Rússia acabou rompendo esse tratado de paz de mais de 70 anos e está criando uma situação de guerra que realmente demanda muita atenção, o mundo todo está assistindo, é um absurdo, um delírio eu posso dizer assim”. 

Fabiana afirmou que as comunidades ucranianas estão se organizando e logo devem promover manifestações em prol da paz. Ela pediu o apoio e a solidariedade da população mundial. “Que as pessoas se juntem a nós para formarmos uma só voz, porque o que está acontecendo com o povo ucraniano, a gente tem medo de que ocorra um massacre”.

“Ou o mundo acorda e ajuda a Ucrânia a se livrar de todo essa opressão russa, ou amanhã o exército russo vai estar batendo na porta da Polônia, da Alemanha, dos outros países que fazem fronteira com a Ucrânia”,

alertou Fabiana.

A ex-embaixatriz ainda disse que os ucranianos tentaram evitar uma invasão, mas vão lutar se for preciso. “Os ucranianos fizeram de tudo para evitar a invasão do seu território soberano. A Ucrânia existe sim, não adianta ele [Putin] negar. A Ucrânia existe, é soberana, é independente e vai lutar com todas as suas forças”.

24 fev 2022, às 15h45.
Mostrar próximo post
Carregando