Para tudo tem Paraná

Santo Expedito e São Jorge: os santos celebrados em abril

Conheça algumas curiosidades sobre dois dos santos mais populares da Igreja Católica, que têm seus dias comemorados neste mês

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Santo Expedito e São Jorge: os santos celebrados em abril
Foto: Arquivo do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Astorga

20 de abril de 2021 - 11:20 - Atualizado em 20 de abril de 2021 - 11:20

Nos dias 19 e 23 de abril a Igreja relembra, respectivamente, as histórias de Santo Expedito e São Jorge. Santos mártires, ambos têm uma legião de devotos que já tiveram suas preces atendidas. Em comemoração à lembrança de Santo Expedito e São Jorge, conheça algumas curiosidades sobre os santos:

Santo Expedito

⦁ Santo Expedito era um soldado do exército romano e comandava a 12.ª Legião Romana na Armênia, região em que havia muita perseguição aos cristãos.
⦁ Expedito, que era um homem comum, foi convertido ao cristianismo após um encontro com Deus.
⦁ Sua reputação como santo das causas impossíveis devido ao episódio de sua conversão. A história diz que um espírito maligno apareceu para ele em forma de um corvo dizendo “Crás! Crás! Crás”, que em latim significava “Amanhã! Amanhã! Amanhã”, como se o convidasse a deixar sua conversão para depois. Expedito pisoteou o corvo, o esmagou e gritou “Hodie”, que quer dizer “Hoje!”
⦁ Santo expedito foi mártir. Morreu a mando do imperador Deocleciano, já que insistia em defender os cristão e negava a abdicação de sua fé em Cristo.
⦁ É o santo protetor dos navegantes, mercadores e vestibulandos.

São Jorge

  • O dia em que São Jorge é celebrado também é o aniversário de sua morte. A mando do imperador Docleciano, São Jorge foi torturado e decapitado em 23 de abril do ano 303.
  • Segundo a lenda, antes de se tornar mártir em 303, foi preso pelo imperador Docleciano e torturado de diversas maneiras. Mesmo amarrado a uma roda com espadas e atirado em um caldeirão com chumbo derretido, sobreviveu fazendo o sinal da cruz.
  • É considerado o padroeiro de países como Portugal, Lituânia e Catalunha. No Brasil, é padroeiro do Rio de Janeiro e Ilhéus, na Bahia. Antes da reforma protestante, o santo era padroeiro da Inglaterra e seu dia era um feriado nacional tão importante quanto o Natal. Até a atualidade, a Inglaterra utiliza a cruz de São Jorge como símbolo em sua bandeira.
  • São Jorge é o santo protetor dos soldados, militares, ferramenteiros e ferroviários.
  • São Jorge, assim como Santo Acácio, Santa Bárbara, São Brás, Santa Catarina de Alexandria, São Cristóvão, é conhecido como um dos 14 santos auxiliares, que intercedem pelas causas dos doentes.

Para saber mais sobre informações e curiosidades do mundo católico, acesse o site do Santuário Astorga para acompanhar notícias diárias, os santos e liturgia do dia, fotos das celebrações e informações sobre o Santuário da Mãe Aparecida em Astorga.