O Zoológico de Curitiba está localizado dentro do Parque Municipal do Iguaçu, no bairro Boqueirão, e foi inaugurado em 1982. O local tem uma área de 589 mi metros quadrados e está entre os 10 maiores zoológicos do Brasil. O RIC Mais preparou um guia com o horário de funcionamento, preço, mapa e foto de alguns animais do Zoológico de Curitiba. Confira! ???

Guia completo do Zoológico de Curitiba

O Zoológico de Curitiba está localizado dentro do Parque Regional do Iguaçu, que é considerado um dos maiores parques urbanos do Brasil.

O local conta com 8 milhões de metros quadrados e tem matas ciliares, bosques naturais e um rio. Separamos algumas informações sobre o Zoológico de Curitiba:

  • Horário de funcionamento
  • Mapa do zoológico
  • Preço do zoológico
  • Animais do Zoológico de Curitiba
  • História do zoológico

Horário de funcionamento

O Zoológico de Curitiba abre ao público nos seguintes dias e horários:

  • Terça à sexta-feira, das 9h às 16h30
  • Domingo e feriados, das 10h às 16h30

Mapa do zoológico

Veja abaixo o mapa do Zoológico de Curitiba para traçar sua rota e se programar para visitar o local!

Preço do zoológico

Para visitar os animais neste lugar incrível de Curitiba, não precisa pagar nada. A visita é totalmente gratuita!

Animais do Zoológico de Curitiba

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, o Zoológico é responsável por cuidar de mais de 1,5 mil animais que ficam na área de exposição. Mais de 70% deles vieram de situações de intervenção humana, que impossibilitaram sua soltura na natureza. Alguns exemplos desses casos são:

  • Apreensões
  • Tráfico de animais
  • Maus-trato
  • Circos

Os animais favoritos do Zoo são os Leões Simba e Rawel. Além deles, a Girafa Pandinha é natural da Capital Paranaense e também tem um espaço reservado no coração dos visitantes.

Fotos do Zoológico de Curitiba

Separamos imagens de alguns animais que são as atrações favoritas dos visitantes do Zoológico de Curitiba. Veja!

Tour pelo Zoológico de Curitiba

Quer saber mais sobre o lugar antes de visitar? Confira esse tour detalhado pelo zoológico feito pelo canal Alan TV!

História do zoológico

Diferente do que muita gente pensa, o primeiro Zoológico de Curitiba não é o que conhecemos hoje. Em 1975 o Passeio Público abrigou os primeiros animais silvestres da cidade.

Porém, com o passar dos anos o espaço de 69.285m² foi ficando pequeno. Com a criação do Parque Municipal do Iguaçu, surgiu a ideia de construir um novo zoológico. A inauguração aconteceu no dia 28 de março de 1982.

Atualmente, o Passeio Público de Curitiba continua abrigando aves e pequenos primatas, além de uma casa de répteis e um aquário.

Local integra grupo para conservação da fauna

O Zoo passou a integrar em 2018 grupos nacionais de trabalho para a conservação da fauna por meio de um termo de cooperação técnica entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Entre as oito espécies que fazem parte dos grupos nacionais estão muriquis, jacutingas e ararajubas, que já contam com trabalhos de reprodução ex-situ (fora da natureza) no Zoo.

Sala de aula dentro do Zoo

Em 2018, o Zoológico recebeu o número recorde de 642 mil visitantes. No mesmo ano, mais de mil alunos participaram de visitas orientadas, outros 953 de acantonamentos ecológicos.

Além disso, no Centro de Educação Ambiental fora promovidas ações especiais que circularam mais de 206 mil pessoas. E as crianças também podem cuidar dos animais durante o período de férias.

Gostou de saber mais sobre o Zoológico de Curitiba? Compartilhe com seus amigos e se programe para visitar! ???

26 jul 2019, às 00h00. Atualizado em: 29 jul 2020 às 13h09.
Mostrar próximo post
Carregando