Guilherme
Guilherme Becker / Editor

28 de maio de 2020 - 00:00

Atualizado em 1 de julho de 2020 - 14:41

Educação

PUCPR anuncia retorno das aulas presenciais para alguns cursos, em Curitiba

Por enquanto, as aulas presenciais são apenas para turmas que irão concluir o curso neste semestre

PUCPR anuncia retorno das aulas presenciais para alguns cursos, em Curitiba
(FOTO: DIVULGAÇÃO/ PUCPR)

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que está com as aulas presenciais suspensas desde o dia 19 de março, seguindo orientações da Secretaria de Estado da Saúde  (Sesa), anunciou que vai retornar as atividades no campus de Curitiba, com alguns cursos e turmas específicas. De acordo com a instituição, a previsão é que 150 estudantes de oito cursos de graduação frequentem o local a partir da próxima segunda-feira (1).

Para a decisão do retorno das aulas no campus, a PUCPR informou que foram realizados debates com estudantes e professores das turmas que tinham previsão de conclusão de curso para este primeiro semestre de 2020. Após o consenso, ficou determinado que poderão retornar as aulas os seguintes cursos:

  • Agronomia
  • Engenharia Florestal
  • Farmácia
  • Gastronomia
  • Psicologia
  • Odontologia
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia de Produção

Retorno das aulas para formação de alunos

Em nota, a universidade contou que os debates foram iniciados, pois alunos que possuem previsão de conclusão de curso para o primeiro semestre de 2020 poderiam ser prejudicados com a ausência das aulas práticas. Com isso, os estudantes, professore se coordenadores de cursos discutiram possibilidades e oito graduações resolveram retornar ao campus.

“Diante do prolongamento da situação de quarentena, a Universidade realizou um processo de escuta dos estudantes com formatura prevista para este semestre de 2020/1. Alguns grupos optaram por prorrogar a data de integralização do curso, caso do Curso de Teatro da Escola de Belas Artes, por exemplo, e aguardam para cursar suas atividades práticas assim que a situação da pandemia se normalizar. Por outro lado, diversos alunos dos cursos da Escola de Ciências da Vida e da Escola Politécnica demonstraram interesse em concluir o curso imediatamente a fim de exercer seus ofícios em prol da sociedade” esclareceu a PUCPR.

Para o retorno com segurança, dos aproximadamente 150 alunos, a PUCPR informou que seguirá as orientações de segurança com o objetivo de evitar aglomerações. Além disso, será proibida a circulação sem máscara no interior da universidade.

“A Universidade ressalta que foram tomadas diversas medidas para receber esses estudantes da forma mais segura possível. Foram mapeados riscos, realizadas adequações estruturais – como instalação de dispensers de álcool gel em todo o entorno de onde vão ocorrer as aulas, reforço na desinfecção de ambientes, demarcação de piso com distanciamento de 1,5 metro nas áreas comuns, restrição do  número de pessoas por ambiente, entre outras –, e foram adquiridos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir a segurança dos estudantes e colaboradores”, publicou a universidade.

A PUCPR ainda pediu para que os alunos destes cursos que tenham dúvidas sobre o retorno das aulas, que entrem em contato com os coordenadores.