Renata
Renata Nicolli Nasrala / Editora

30 de julho de 2019 - 00:00

Atualizado em 30 de julho de 2019 - 00:00

Economia

Vagas para professores de educação infantil do PSS abrem nesta terça-feira (30)

Os interessados podem se inscrever pelo site da Prefeitura de Curitiba até às 17h do dia 5 de agosto

Vagas para professores de educação infantil do PSS abrem nesta terça-feira (30)

Abrem nesta terça-feira (30), as inscrições das vagas para professores de educação infantil do processo seletivo simplificado (PSS).

Os interessados podem se inscrever pelo site da Prefeitura de Curitiba até às 17h do dia 5 de agosto, com taxa de inscrição gratuita.

Vagas para professores de educação infantil tem prazo de um ano de contratação

De acordo com a prefeitura, no site destinado ao PSS para as vagas para professor de educação infantil o candidato interessado encontra o edital, o formulário de inscrições, além de um arquivo com as principais dúvidas dos interessados.

Conforme Alexandre Jarschel de Oliveira, secretário de administração e gestão de pessoal, as contratações são necessárias para atender uma necessidade de prestação de um serviço público essencial: a educação.

“A contratação via PSS é denominada contratação por regime especial”, ressalta o secretário.

Além disso, o secretário explicou que o prazo máximo de contratação é de um ano, podendo ser prorrogado.

PSS abre 256 vagas para professores de educação infantil

A princípio, serão contratados pelo PSS 256 professores. Com a medida, será possível abrir mais 58 turmas em 20 unidades que atualmente funcionam parcialmente, ou seja, até 1,9 mil crianças que ainda não frequentam os centros municipais de educação infantil (CMEI) terão a possibilidade de uma educação básica essencial.

Escolaridade e salário dos professores

De acordo com o edital, a escolaridade dos interessados ao cargo pode ser ensino médio completo na modalidade normal (magistério), ou ensino médio completo acrescido de pós-médio ou sequencial na modalidade normal (magistério), ou ensino superior completo, que pode ser graduação em licenciatura plena em pedagogia ou normal superior.

Os aprovados para a vaga terão uma jornada de trabalho de 40 horas semanais e remuneração de R$ 2.372,47.

Além disso, os contratados estarão vinculados ao Regime Geral de Previdência Social, ou seja, haverá recolhimento junto ao INSS.

Entretanto, os professores não terão direito ao fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS), pois serão agentes públicos exercendo função pública.

Pela Central 156, de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h, os interessados também podem esclarecer as dúvidas.