Educação

UFPR realiza vestibular para mais de 39 mil inscritos no domingo (18)

Devido à pandemia, formato da prova foi alterado e será feito em fase única.

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informações da UFPR
UFPR realiza vestibular para mais de 39 mil inscritos no domingo (18)
(FOTO: DIVULGAÇÃO/ UFPR)

13 de julho de 2021 - 18:11 - Atualizado em 13 de julho de 2021 - 18:11

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza no próximo domingo (18), o vestibular 2020/2021 para 39.696 inscritos. Por conta da pandemia de Covid-19, o Núcleo de Concursos (NC-UFPR) aumentou o número de locais de provas, ampliou as cidades de aplicação e a quantidade de profissionais trabalhando. 

Serão 6.200 colaboradores, atuando em 71 locais, divididos em seis cidades paranaenses: Curitiba, Maringá, Palotina, Toledo, Jandaia do Sul e Matinhos. São ofertadas 5.383 vagas para os cursos da UFPR e 70 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Estado do Paraná.

Nos vestibulares anteriores eram utilizados em média 28 locais de prova e três mil colaboradores trabalhavam na aplicação das provas. O coordenador do NC-UFPR explica que o processo foi adaptado para atender o cenário imposto pela pandemia.

“As restrições causadas pela pandemia, além de exigirem uma logística complexa, alocando mais locais e pessoal para a aplicação de provas, também influenciaram o próprio formato da prova. Este processo difere de qualquer outro anteriormente realizado. A formulação e a aplicação da prova foram totalmente redesenhadas a fim de garantir que o candidato aprovado ingresse o mais breve possível na UFPR”, diz o professor Alexandre Trovon de Carvalho.

Biossegurança

O NC-UFPR adotou um Protocolo de Biossegurança, produzido em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Os candidatos deverão obrigatoriamente usar máscaras e ter, no mínimo, uma reserva para troca. Boca e nariz precisam estar totalmente cobertos pela máscara, que deve estar bem ajustada ao rosto. Além de máscara de proteção, os aplicadores de provas utilizarão face shields. Tanto candidatos, quanto aplicadores terão a temperatura aferida para ter acesso aos locais de prova e álcool gel disponível em vários pontos. O distanciamento social será respeitado.

Os locais de prova serão higienizados, especialmente mesas, cadeiras, maçanetas, corrimãos e interruptores. Os ambientes serão mantidos com ventilação natural, com janelas e portas abertas. Os banheiros serão higienizados com a frequência e abastecidos com sabão líquido e toalhas de papel. O NC-UFPR pede que familiares e amigos não aguardem os candidatos nos locais de prova para evitar aglomerações.

De acordo com Trovon, ao acessar o comprovante de ensalamento, o candidato já é direcionado a uma declaração de ciência quanto aos procedimentos de biossegurança que deverá seguir.

“O Protocolo de Biossegurança possui medidas tão ou mais rigorosas do que aquelas adotadas pelos municípios para regular a atividade segura de shoppings, restaurantes e escolas, mesmo em funcionamento durante bandeiras restritivas”, afirma.

Comprovante de ensalamento

O NC-UFPR antecipou e já publicou o comprovante de ensalamento, na última sexta-feira, dia 9 de julho, que estava previsto para quarta-feira, 14. Clique aqui para acessar.

Vestibular 2020/2021

Em 20 de maio a UFPR anunciou mudanças no vestibular 2020/2021, devido às restrições impostas pela pandemia de SARS-CoV-2. A composição da prova foi resultado de estudos apresentados pelo NC-UFPR ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), levando em conta a duração da prova, o tempo médio de resolução das questões e o tempo adequado para a redação.

O vestibular será aplicado em uma única fase e será composto de uma Prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões objetivas, de múltipla escolha e uma Prova de Compreensão e Produção de Textos. A abertura dos portões será às 12h30 e o fechamento às 13h30. Os candidatos devem levar caneta esferográfica de tinta preta. A duração da prova será de cinco horas e meia, das 14h às 19h30. O curso de Música permanece com duas fases, com Provas de Habilidades Específicas.

A pontuação máxima para a prova de conhecimentos gerais é de 70 pontos. A prova de compreensão e produção de textos vale 30 pontos. O candidato que não pontuar na prova de conhecimentos gerais ou na redação será eliminado. Saiba mais sobre as regras do processo seletivo clicando aqui e no Guia do Candidato.

Resultado

A data prevista para divulgação do resultado do vestibular, tanto dos cursos da UFPR quanto do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Estado do Paraná, é 9 de setembro.

O registro acadêmico dos aprovados será realizado de forma remota. As datas e informações serão divulgadas posteriormente, em edital próprio. O início do ano letivo de 2021 está marcado para o dia 20 de setembro.