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Trincheira da Mário Tourinho é liberada para veículos, no bairro Seminário

Depois de um ano e oito meses em construção a rua General Mário Tourinho, que faz cruzamento com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, no bairro Seminário, foi liberada para o tráfego de veículos

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Pablo Mendes com informações da prefeitura de Curitiba, com supervisão de Guilherme Becker
Trincheira da Mário Tourinho é liberada para veículos, no bairro Seminário
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

16 de junho de 2021 - 07:48 - Atualizado em 16 de junho de 2021 - 07:48

A obra da trincheira da Rua General Mário Tourinho, onde a via cruza com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, no bairro Seminário, ficou pronta. Nesta terça-feira (15), o prefeito Rafael Greca liberou o trânsito e inaugurou a nova estrutura viária, que melhora a mobilidade urbana na região e colabora com o aumento da eficiência do transporte coletivo.

A trincheira eliminou interferências de tráfego do trecho por onde chegam a circular 62 mil veículos por dia e que serve de itinerário para dez linhas de ônibus. Por essas linhas, 168 mil passageiros realizam o seu ir e vir diário. Trata-se de um ponto estratégico para o avanço da qualificação da Rede Integrada de Transporte Coletivo de Curitiba, principalmente para a linha Inter 2.

Ao inaugurar a trincheira, o prefeito recordou que a obra foi concebida em 2008 pela equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Mais tarde, o projeto recebeu modificações feitas por professores engenheiros da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Só em 2018, já na gestão Rafael Greca, a obra foi licitada. 

“Era uma obra engavetada desde 2008 e nós tivemos a coragem de realizar. A trincheira está pronta e é a primeira obra do Novo Inter 2, que contemplará 28 bairros de Curitiba, em 38 quilômetros de intervenções que irão se concluir nos próximos 3 anos”,

disse prefeito Rafael Greca.

A construção da trincheira, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, contou com o financiamento recuperado ainda em dezembro de 2016 pelo então prefeito eleito Rafael Greca, durante missão para contato com representantes do Governo Federal em Brasília. Os recursos do Orçamento Geral da União (OGU) foram enquadrados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana e repassados ao Município pela Caixa Econômica Federal (CEF).

O investimento total realizado na obra, considerada inovadora para a capital paranaense, foi de cerca de R$ 15 milhões. A inovação está na utilização de 918 estacas metálicas assumindo função estrutural e formando as paredes laterais da trincheira, que em seu interior ganhou 290 metros de pavimento de concreto.

“O piso de concreto, além da maior durabilidade, fortalece a sustentação das paredes da trincheira. As faixas de pista externa do trecho de 1.063 metros entre as avenidas Sete de Setembro e Vicente Machado e em 78 metros da Avenida Nossa Senhora Aparecida, sobre a trincheira, também ganharam novo pavimento asfáltico”,

disse Rodrigo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

Em concreto armado foram erguidos 525 metros de guarda-corpos ao longo das alças de acesso à Avenida Nossa Senhora Aparecida, na parte superior da trincheira, e 580 metros de barreiras de New Jersey, que garantem mais segurança aos motoristas que trafegam no interior da estrutura viária. Ainda, as peças de concreto aparentes receberam pintura com resina antipichação.

A iluminação e a drenagem também ganharam reforço. São 96 novas luminárias de vapor metálico na área externa e mais 10 projetores de LED para a parte interna da trincheira. E, sob a Rua General Mário Tourinho, foram implantados 1.493 metros de tubulação com diâmetro variando de 40 centímetros a 1 metro de diâmetro para compor novas galerias de águas pluviais. 

Com a abertura para o tráfego, o trabalho continuará nos próximos dias para fechamento dos meios-fios e do calçamento que permaneceram abertos para permitir a passagem de veículos no desvio feito pelas alças da nova trincheira. Para garantir a segurança dos profissionais que farão os serviços e dos motoristas, será necessário realizar o bloqueio parcial da Avenida Nossa Senhora Aparecida, sem interrupção do trânsito.

Além do trabalho de construção civil, também será feita a conclusão da implantação da sinalização horizontal.

A trincheira da Rua General Mário Tourinho teve um atraso no início das obras por problemas no mercado de materiais necessários à construção. Após a conclusão do processo licitatório, em julho de 2018, o consórcio formado pela Triunfo e TCE Engenharia, que venceu o certame, foi ao mercado para adquirir as estacas metálicas previstas no projeto da trincheira, mas as peças não estavam disponíveis.

A fabricante possuía para pronta entrega estacas distintas, mas que atendiam os objetivos da obra e eliminavam o prazo de cerca de 12 meses de espera pela encomenda, fabricação e importação das peças originalmente projetadas. Foi decidido, então, pela compra das estacas disponíveis.

A mudança na especificação das estacas e, também a substituição do material do pavimento da pista da trincheira, que no plano inicial era de asfalto e foi modificado para concreto, obrigou a readequação do projeto e, também, sua revisão pelo agente bancário indicado pelo Governo Federal para realizar os repasses dos recursos para a obra, a Caixa Econômica Federal, conforme estava previsto no contrato firmado pela Prefeitura Municipal de Curitiba.

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