Notícias

Tipos de eclipse: confira o que pode ser visto a olho nu

O eclipse é um fenômeno natural admirado por muitos, não é mesmo? Confira os tipos de eclipse que podemos visualizar e as datas que acontecerão em 2020.

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais especial e exclusivo para o RIC Mais
Tipos de eclipse: confira o que pode ser visto a olho nu

8 de maio de 2020 - 00:00 - Atualizado em 8 de maio de 2020 - 00:00

O eclipse é um fenômeno natural admirado por muitos, não é mesmo? Algo que pode parecer tão simples, como o alinhamento dos astros projetando uma sombra pode ser tão incrível quando visto a olho nu.

De um modo geral podemos afirmar que existem dois tipos de eclipse visíveis para nós aqui da Terra: o eclipse solar e o eclipse lunar. Ambos podem acontecer de variadas formas, provocando efeitos visuais diferentes em cada uma das situações.

Confira a seguir os tipos de eclipse que podemos visualizar e as datas que acontecerão em 2020.

Eclipse solar

Este tipo de eclipse acontece e é visível para nós quando a lua se posiciona entre a Terra e o Sol, projetando uma sombra em determinada parte do nosso planeta. Os locais que estiverem com sombra poderão visualizar o eclipse solar. Confira as variações desse fenômeno.

tipos-de-eclipse-solar

Eclipse solar total

Acontece quando toda a iluminação solar é coberta pela lua em um ponto de visão específico. O sol é totalmente “coberto” pela sombra provocada pela lua. 

Eclipse solar parcial

Acontece quando apenas uma parte da iluminação solar é coberta pela lua em um ponto específico da visão terrestre. O sol é parcialmente “coberto” pela sombra provocada pela lua. 

Eclipse solar anelar

É quando a lua não encobre toda a área do Sol, mas está posicionada de modo centralizado, formando assim um “anel” de luz em volta da sombra projetada no Sol. Isso ocorre quando a lua permanece um pouco mais afastada da Terra durante o eclipse.

Eclipse solar híbrido

Ocorre quando o eclipse é total em alguns pontos de visão, e anelar em outros.

Eclipse lunar

Neste caso ocorre o oposto do eclipse solar. A Terra se posiciona entre a lua e o Sol projetando uma sombra sobre a lua. Como não possui luz própria, a lua fica praticamente invisível dependendo da  forma como fenômeno ocorre.

tipos-de-eclipse-lunar

Eclipse lunar total

O eclipse lunar total ocorre quando toda a lua é coberta pela sombra da Terra em um ponto de visão específico, ficando assim completamente escura. 

Eclipse lunar parcial

Acontece quando apenas uma parte da lua é encoberta pela sombra em um ponto específico da visão terrestre. 

Eclipse lunar penumbral

É quando a lua se encontra totalmente sobre a penumbra formada pela sombra da Terra, ficando levemente escura, e não sendo coberta pela sombra projetada.

Eclipses em 2020

Confira a seguir todos os tipos de eclipse que acontecerão ainda no ano de 2020, e descubra se eles serão visíveis a olho nu no Brasil ou não.

tipos-de-eclipse-2020

Junho 2020

  • Eclipse parcial da Lua: 5 de junho de 2020, às 16h12 – Não visível no Brasil
  • Eclipse total do Sol: 21 de junho de 2020, às 03h42 – Não visível no Brasil

Julho 2020

  • Eclipse parcial da Lua: 5 de julho de 2020, às 01h44 – Visível no Brasil

Novembro 2020

  • Eclipse parcial da Lua: 30 de novembro de 2020, às 06h29 –  Não visível no Brasil

Dezembro 2020

  • Eclipse total do Sol: 14 de dezembro de 2020, às 13h17 – Visível no Brasil