Educação

Teste Vocacional: confira dicas e 4 opções de testes online

Testes vocacionais online não substituem os testes que são realizados por um profissional, mas podem ajudar. Selecionamos quatro opções ideais para você fazer um teste rápido.

Larissa
Larissa
Teste Vocacional: confira dicas e 4 opções de testes online

7 de fevereiro de 2020 - 00:00 - Atualizado em 6 de agosto de 2020 - 20:32

A proximidade com o vestibular é responsável por deixar muitos estudantes desesperados. Além das matérias obrigatórias que devem ser estudadas para um bom desempenho, existe a escolha pelo curso correto. Nessa dúvida, entram algumas ideias de teste vocacional online, responsáveis por oferecer um direcionamento de curso, de acordo com as características do candidato.

É importante enfatizar que o aluno não deve ver as respostas como algo determinante. A escolha é muito pessoal e o teste vocacional deve ser utilizado para um esclarecimento das ideias e uma orientação. Existem profissionais habilitados, como psicólogos, que podem orientar de forma correta e certeira, portanto, os testes vocacionais rápidos não podem substituir esse acompanhamento. Por outro lado, se o seu objetivo é ter uma ideia de quais profissões combinam com o seu perfil, de maneira rápida e não muito aprofundada, as versões online podem ajudar.

Pensando nisso, preparamos uma lista com dicas de teste vocacional online para você realizar. Confira!

O que é o teste vocacional?

O teste vocacional é uma ferramenta capaz de auxiliar as pessoas a escolherem a profissão mais compatível, através da identificação dos principais atributos e interesses de cada um. A palavra vocacional, como o próprio nome sugere, vem de “vocação”, que neste caso é a capacidade de um indivíduo para exercer uma determinada função, de acordo com suas aptidões.

Ao fazer o teste vocacional, o indivíduo se depara com um questionário sobre características pessoais e preferências. Para que o teste seja assertivo, deve-se responder com sinceridade e bastante atenção.

teste vocacional
O teste vocacional auxilia na escolha da profissão mais compatível.

O teste vocacional ajuda a desenhar uma trajetória profissional de sucesso, mas claro que o resultado não mostra o caminho que, de fato, deve ser seguido. Outras questões precisam ser consideradas, por isso é tão importante buscar também um teste vocacional elaborado, com embasamento teórico e científico, feito por um profissional capacitado.

Embora os testes vocacionais rápidos, como são chamadas as versões online, sejam pensados para adolescentes que estão em dúvida de qual carreira seguir, qualquer pessoa que queira verificar as suas habilidades pode experimentar.

Teste vocacional online: Quero Bolsa

Um dos testes mais conhecidos da internet é o teste vocacional gratuito Quero Bolsa. Ele foi desenvolvido com base na Teoria das Inteligências Múltiplas, do Psicólogo Howard Gardner, que consiste em não definir a capacidade intelectual dos alunos de uma maneira única. Dessa forma, o psicólogo desenvolveu a teoria com base em 9 inteligências, que são consideradas neste teste: espacial, lógico-matemática, corporal-cinestésica, linguística, musical, intrapessoal, interpessoal, naturalista e existencial.

Em resumo, para descobrir quais cursos e profissões mais combinam com o candidato, a ideia do teste vocacional Quero Bolsa é relacionar as habilidades dele a seis profissões compatíveis com o seu perfil. O funcionamento é bastante simples e intuitivo, entretanto recomenda-se que o candidato tire uns minutos de silêncio e concentração para realizar o teste.

Testevocacional.org

Assim como o modelo anterior, o teste vocacional rápido do Testevocacional.org procura relacionar aspectos da personalidade do candidato a profissões. É possível ver uma lista com as áreas e os principais cursos que podem corresponder às expectativas do usuário.

Gratuito, o teste é bem prático e detalhado, assim sendo capaz de ajudar o estudante a olhar com mais atenção para aqueles cursos esquecidos por ele.

A Real Me

Outro teste vocacional online é do site A Real Me, que traça um panorama do seu perfil e mostra quais características tem mais a ver com você. Assim, a plataforma monta um resultado que sugere alguns cursos. O ideal é ler com atenção para ver se o site captou algo ainda não despertado na sua vida profissional ou pessoal.

A Real Me é um site americano que foi adaptado para português. Além do teste vocacional, ele apresenta outros tipos de testes de personalidade.

Teste Vocacional Catho

Para ajudar os candidatos a escolher a profissão mais adequada, o Catho, site brasileiro de divulgação de empregos, criou o seu próprio teste vocacional. É mais uma opção com base na Teoria das Inteligências Múltiplas.

Logo depois de identificar o perfil do usuário, o site ajuda a explorar os seus talentos e assim escolher o curso ideal. Totalmente grátis, e bastante simples.

Dicas para realizar um Teste Vocacional

  • Reserve pelo menos quarentena minutos para fazer o teste vocacional e analisar os cursos apresentados no resultado;
  • Faça sozinho, em um lugar silencioso e tranquilo;
  • Antes de começar o teste, reflita sobre as suas características e interesses;
  • Responda às perguntas com sinceridade. Lembre-se que as respostas devem corresponder ao que você é, e não ao que gostaria de ser;
  • Desligue o seu celular e feche outras abas do navegador enquanto responde às questões. Garanta que sua atenção esteja totalmente voltada para o teste.

QUIZ

Que tal um teste vocacional quiz? Escolha a alternativa que você mais se identifica, anote a pontuação e confira o resultado no fim do vídeo.

Reprodução: IncrivelMente Curiosa

Não se esqueça de que os testes vocacionais online e rápidos não substituem os testes que são realizados por um profissional, isso é muito importante! Eles são especialistas no assunto e podem se aprofundar na sua personalidade, suas habilidades e seus gostos para oferecer o melhor direcionamento. Além disso, testes vocacionais presenciais compreendem mais do que um exame, fazendo com que a resposta seja certeira e oriente qualquer pessoa de forma mais enfática e objetiva.

Últimas notícias de educação.

O que achou destas opções de testes vocacionais? Lembramos que candidatos que buscam teste vocacional online devem levar em conta sua personalidade, deixando de se preocupar com o gosto dos seus pais e qualquer pessoa próxima, ou ainda com o retorno financeiro que determinada profissão pode trazer, uma vez que isso pode variar.