Notícias

Supercomputador deve conferir agilidade ao Fisco Estadual

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

1 de maio de 2012 - 00:00 - Atualizado em 1 de maio de 2012 - 00:00

A Secretaria de Estado da Fazenda recebeu ontem (30) um “supercomputador” (Appliance Data Warehouse) com capacidade de processamento de grandes volumes de dados em alta velocidade. “O equipamento dará agilidade e eficiência ao Fisco estadual”, afirma o secretário Luiz Carlos Hauly.

A compra da solução faz parte do projeto Phoenix, que busca melhorar a gestão dos recursos da Fazenda Pública por meio da implantação de ferramentas de informática de última geração. Com investimentos de R$ 9,6 milhões, o programa será concluído em 2013.

Novidade na administração tributária no Brasil, o “supercomputador” foi desenvolvido pela empresa norte-americana Teradata, líder no segmento. Com 1,95 metro de altura e 800 quilos, a máquina dispõe de capacidade de 30 terabytes.

“Relatórios que levam muitas horas para serem concluídos estarão disponíveis em minutos”, explica o auditor fiscal Glauco Ferraro Dias, da Assessoria de Gerência de Tecnologia da Informação da Coordenação da Receita do Estado (AGTI/CRE).