Futebol

STJD arquiva caso Pedro Henrique e pressiona mais o Santos

Gazeta
Gazeta Esportiva

27 de outubro de 2021 - 13:42 - Atualizado em 27 de outubro de 2021 - 14:00

O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) arquivou, nesta quarta-feira, a denúncia de nove times da Série A do Campeonato Brasileiro contra o Sport por conta da escalação do zagueiro Pedro Henrique. Com o desenrolar do processo, a equipe de Pernambuco corria o risco de perder até 17 pontos caso fosse punido.

De acordo com nota publicada pelo tribunal, a decisão da Procuradoria em arquivar o caso foi tomada com base no Regulamento Específico da Competição (REC) sobre o Regulamento Geral das Competições (RGC). Da mesma forma que a CBF já havia demonstrado apoio ao clube de Recife, o STJD entendeu que não houve qualquer irregularidade.

O argumento utilizado pelos nove clubes (América-MG, Atlético-GO, Bahia, Ceará, Chapecoense, Cuiabá, Grêmio, Juventude e Santos) que enviaram o ofício à CBF era de que haveria um limite no número de partidas que um jogador poderia disputar antes de se transferir para outro clube que disputa a competição – sete jogos. O defensor está emprestado ao Leão pelo Internacional, onde já havia entrado em campo em cinco oportunidades pelo Brasileirão.

O ponto de discussão colocado pelos clubes é o fato de Pedro Henrique chegou a ser advertido com cartão amarelo em dois outros jogos enquanto estava no banco de reservas, o que, de acordo com o Regulamento Geral das Competições (RGC) da CBF, cabe a possibilidade da partida ser contabilizada para o atleta no limite de jogos para transferência, porém essa previsão não existe segundo o Regulamento Específico da Série A (REC).

Com o Sport mantendo os pontos conquistados, a briga contra o rebaixamento segue aberta e aumenta a pressão para cima de Grêmio e, principalmente, Santos, que está na 17ª colocação e também luta para não ser rebaixado para a Série B. O Peixe está uma posição acima do clube de Recife, com dois pontos a mais e um jogo a menos. O Tricolor Gaúcho, por outro lado, ocupa o 19º lugar, com 26 pontos.