Inova Mais

Site coloca você frente a frente com outra pessoa de qualquer lugar do mundo

A videochamada sem áudio dura um minuto e quem irá aparecer é escolhido aleatoriamente pela plataforma

Caroline
Caroline Berticelli / Editora
Site coloca você frente a frente com outra pessoa de qualquer lugar do mundo
Foto: Reprodução/Human Online

2 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 15 de setembro de 2020 - 07:15

Em tempos de isolamento social, o site Human Online tem ajudado pessoas do mundo todo a diminuir a solidão e a sensação de que se está sozinho em meio a uma pandemia. Com a ideia profunda de que a comunicação acontece muito mais pelo olhar do que pela fala, quem o acessa fica por um minuto cara a cara com uma pessoa escolhida aleatoriamente de qualquer país do globo. 

O Minuto Humano, como é chamada a experiência, tem o objetivo de transcender barreiras e fortalecer a conexão entre os seres humanos. A conexão de vídeo silenciosa é um momento no qual a linguagem, a cultura, as ideologias e situações da vida de cada não fazem diferença para que o sentimento de união se estabeleça.  

“Eu me senti amado, estava respirando mais fundo, minha felicidade aumentou, eu estava sozinho em casa e com essas reuniões eu senti como se realmente as pessoas estivessem me visitando em casa”, relata um usuário da plataforma. 

A curitibana Ana Kaminski conta que entre as pessoas com quem se conectou, viu algumas sozinhas, outras acompanhadas de animais, uma idosa ao lado de uma criança, provavelmente, seu neto e outras que seguravam placas contando de onde são. 

“Tem gente que fica séria, tem gente que se comunica por plaquinhas, tem gente que ri. Tinha uma moça tomando cerveja, outra com seus dogs. Foi muito legal mesmo. Eu fiquei super emocionada”, explica. 

Outra jovem de Curitiba, que prefere não se identificar, relata que precisou ficar 15 dias em isolamento com suspeita de covid-19 e, durante esse tempo, no qual esteve afastada até de sua filha, descobriu no Human Online uma forma de esquecer um pouco das suas preocupações e ajudar o próximo como podia

“Eu achei incrível. Você não sabe quem é, de onde é, você não sabe nada. Quando eu abri a primeira vez, a menina aparecia muito apavorada e você fala com a pessoa através do olhar, não precisa falar nada. Você consegue transmitir os sentimentos bons pelo olhar. Tinha até um homem com um bebezinho recém-nascido ninando. Foi lindo”, declara.

Como usar

Basta acessar o site e criar uma conta. Na sequência, é só clicar em connect e esperar pela pessoa que irá aparecer do outro lado. Passado um minuto, a conexão é encerrada e é possível fazer uma nova videochamada.