Febre amarela: quais os sintomas, vacina e como evitar

por Redação RIC.com.br
da equipe de estágio RIC Mais, sob supervisão de Larissa Ilaídes
Publicado em 3 jul 2019, às 00h00. Atualizado em: 25 set 2020 às 16h37.

A febre amarela é uma doença causada por um arbovírus, vírus transmitido por mosquitos do gênero lavivirus febricis da família Flaviviridae. 

Estudos genéticos afirmam que o vírus surgiu cerca de 3 mil anos atrás na África, e que veio para o Brasil com os navios estrangeiros que traziam os escravos.

Assim, os sintomas da febre amarela começaram a se proliferar e se espalhar pelo país, devido a falta de saneamento básico na época, principalmente.

vírus febre amarela
Foto: Getty Images

Quais os sintomas da febre amarela?

Existem dois tipos de febre amarela, a urbana e a silvestre. A febre silvestre se prolifera em zonas tropicais e atinge os primatas não humanos.

A urbana, como o nome indica, atinge as áreas civilizadas e a população de seres humanos no geral. Portanto, os sintomas variam de acordo com a gravidade. Confira!

Sintomas iniciais da febre amarela:

  1. Febre súbita;
  2. Calafrios;
  3. Dor de cabeça muito forte;
  4. Dores no corpo em geral, principalmente nas costas;
  5. Vômitos e náuseas;
  6. Fraqueza e cansaço intenso.

De acordo com o Ministério da Saúde, muitas pessoas (15%) que tem estes sintomas, melhoram um dia depois.

A outra parte, melhora no dia seguinte e depois os sintomas da febre voltam com mais força e desenvolvem a doença de forma mais grave.

Sintomas da febre amarela em casos graves:

  1. Níveis de febre muito altos;
  2. Icterícia, que é a coloração amarelada do corpo e parte branco do olho;
  3. Eventualmente, choque e insuficiência de alguns órgãos;
  4. Hemorragia.

Cerca de 20% a 50% das pessoas com sintomas graves podem morrer.

Por isso, o Ministério da Saúde adverte que já nos sintomas iniciais da febre amarela seja procurado um médico para que sejam tomadas as medidas e tratamentos necessários.

Vacina da febre amarela

vacina febre amarela
Foto: Iplemg

A doença é diagnosticada a partir de uma série de exames feitos em clínica, que irão confirmar a presença do vírus e qual a gravidade, para ser induzido a um tratamento adequado.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a vacina é o principal combatente da doença, por isso, na presença de qualquer sintoma da febre amarela, deve-se procurar o antídoto com urgência.

Como evitar a contaminação

A principal forma de prevenção é evitando as picadas dos mosquitos portadores do vírus, seja com repelente, roupas de manga comprida, etc.

A limpeza e o não acúmulo de água parada evitando a proliferação e reprodução do transmissor. Esteja atento, confira a condição de sua residência e procure um médico se atingir o estágio de sintomas graves.

Mostrar próximo post
Carregando