Inova Mais

Sinal analógico será desligado nesta quarta-feira (31)

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

30 de janeiro de 2018 - 00:00 - Atualizado em 15 de setembro de 2020 - 08:12

O sinal está programado para ser desligado em outros 26 municípios do estado, além da capital. (Foto: Arquivo/ABr)

Quem é beneficiário de algum programa federal pode realizar um agendamento pelo telefone 147 e fazer a retirada do kit no mesmo dia

 

A partir das 23h59 desta quarta-feira (31), o sinal analógico será desligado em Curitiba e mais 26 municípios da região. Depois da meia noite, apenas o sinal digital chegará as televisões e quem ainda estiver com um aparelho analógico, terá de lidar com chuviscos nos canais abertos. A Seja Digital, entidadade responsável pela operacionalização da migração para o digital no Brasil, afirma que ainda dá tempo para a mudança. 

Quem é beneficiário de algum programa federal pode realizar um agendamento pelo telefone 147 e fazer a retirada do kit no mesmo dia. Se o seu aparelho tiver entrada de sinal digital, será preciso apenas um conversor. A Seja Digital explica como descobrir se a sua TV possui o conversor. “Os aparelhos mais recentes, possivelmente tem conversor embutido. Você deve conferir através do menu de sua TV, por meio do manual ou conferir com o fabricante”, simples assim. Por fim, se seu aparelho já possui o conversor, será apenas necessário conferir se a antena pega o sinal e o canais digitais disponíveis. 

O desligamento deve atingir cerca de 3,8 milhões de pessoas. As pesquisas do grupo responsável pelo desligamento do sinal analógico, ligado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apontaram que os municípios contam atualmente com 91% das residências aptas a receber a TV digital, atendendo à condição para realizar o desligamento do sinal analógico.

Cidades que deixaram de ter o sinal analógico:

Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Carambeí, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Imbituba, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Palmeira, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Teixeira Soares, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

Assista ao vídeo e entenda como você adaptar seu sinal: 

Leia também: