Coronavírus

Mais um shopping anuncia reabertura no Paraná durante pandemia de coronavírus

Paraná é o terceiro estado do Brasil com mais shopping centers abertos durante a pandemia do novo coronavírus; são 7 empreendimentos

Gabriel
Gabriel Azevedo
Mais um shopping anuncia reabertura no Paraná durante pandemia de coronavírus
Shopping São José. (Foto: Divulgação)

30 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 30 de abril de 2020 - 00:00

Nesta quinta-feira (30), o Shopping São José, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, anunciou que vai reabrir no próximo sábado, dia 2 de maio.

Empreendimento do Grupo Soifer, o Shopping São José será o 8º shopping que reabre no Paraná depois do decreto do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), assinado no dia 19 de março, que determinou o fechamento deles no estado.

A determinação do governador Ratinho Junior continua em vigor, mas os shoppings reabriram seguindo decretos municipais.

Atualmente, o Paraná é o terceiro estado do Brasil com mais shopping centers abertos durante a pandemia do novo coronavírus. Os dados são da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Até o fim da tarde desta quinta-feira (30), o Paraná tinha sete estabelecimentos reabertos, atrás apenas de Santa Catarina (24) e Rio Grande do Sul (11).

No Brasil, segundo a Abrasce, 60 shoppings centers voltaram a funcionar em 26 cidades de 8 estados. A entidade tem 577 estabelecimentos associados. Até a próxima segunda-feira, o número deve aumentar para 73, segundo a entidade.

Em Foz do Iguaçu e Cascavel, cidades da região Oeste, os shoppings foram reabertos com o restante do comércio no dia 22 de abril. Em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, o comércio voltou no dia 6 de abril, mas os shoppings voltaram há uma semana. Em Apucarana, o Shopping Centronorte abriu as portas no último sábado (25).

Pandemia no Paraná

Nas quatro cidades, o comércio e os shoppings foram autorizados a funcionar desde que cumpram algumas determinações como distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscaras e álcool em gel, além de outras medidas preventivas.

A Abrasce também elaborou o “Protocolo de Operação após Reabertura dos Shoppings“. O objetivo do material é fornecer recomendações para um ambiente seguro.

Até às 18 horas desta quinta-feira (30), segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o Paraná tinha 1.407 casos e 86 mortes provocadas pelo novo coronavírus.

Na região Sul, o Paraná lidera o ranking de mortes provocadas pela covid-19. De acordo com o mesmo boletim, Apucarana tem 16 casos e duas mortes; Cascavel tem 86 casos e quatro mortes; Foz do Iguaçu tem 47 casos e duas mortes; e Ponta Grossa tem 14. São José do Pinhais tem 23 casos confirmados de covid-19 e um morte, segundo a Sesa.

Shopping São José

Em nota, o Shopping São José diz que retoma as atividades neste sábado (02), com horário diferente, de segunda à sábado das 12h às 20h. Já aos domingos e feriados, o setor de alimentação funcionará do meio-dia às 20h, enquanto as lojas funcionarão das 14h às 20h.

A abertura acontece depois do decreto 3.800/2020 da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.

Também em nota, o empreendimento afirma que volta a atender o público e adotará as medidas recomendadas pelos órgãos de saúde, a fim de garantir a segurança e o bem-estar de colaboradores e clientes.

No Paraná, representados pela Abrasce, estão abertos:

  • Shopping Centronorte – Apucarana
  • Cascavel Jl Shopping – Cascavel
  • Shopping West Side – Cascavel
  • Cataratas Jl Shopping – Foz do Iguaçu
  • Shopping Catuaí Palladium – Foz do Iguaçu
  • Shopping Palladium Ponta Grossa – Ponta Grossa
  • Shopping Total Ponta Grossa – Ponta Grossa