Política

Senador José Serra é diagnosticado com Parkinson e se licencia por quatro meses

Senador está com boa saúde e poderia continuar trabalhando, mas optou por se licenciar porque precisará um período de adaptação ao medicamento do tratamento

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Senador José Serra é diagnosticado com Parkinson e se licencia por quatro meses
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

10 de agosto de 2021 - 18:00 - Atualizado em 10 de agosto de 2021 - 18:22

O senador José Serra (PSDB-SP), 79 anos, foi diagnosticado com Parkinson e vai se licenciar do cargo por quatro meses para tratamento. A doença, ainda em estágio inicial, foi detectada na semana passada, com a conclusão de exames que o senador vinha fazendo. Neste período, quem assume o cargo é o seu suplente, José Anibal (PSDB-SP).

Serra informou em comunicado que está bem de saúde e que logo pretende voltar à atividade, com toda a disposição e proatividade. Apesar da vitalidade, ele optou por se licenciar porque o tratamento que fará precisa de um período de adaptação ao medicamento. E para que sua cadeira não fique vacante, optou por deixar o suplente em seu lugar.

O parlamentar já vinha passando por outras questões de saúde nos últimos meses. Em junho, ele testou positivo para o coronavírus. Ele estava assintomático, por causa da imunização completa para Covid-19, mas descobriu a doença porque teve contato com pessoas infectadas e precisou fazer um teste, por precaução, o que acabou detectando a doença.

Em julho, ele foi submetido a um cateterismo e à colocação de um stent, numa das artérias do coração.