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Seminário Gestão Pública: Desafios e Oportunidades da Administração

O evento está aberto para todas as pessoas que tiverem interesse em conhecer ou buscam se aperfeiçoar na área de gestão pública

Lais
Lais Andrade
Seminário Gestão Pública: Desafios e Oportunidades da Administração
Confira a programação e os especialistas que palestraram no Seminário de Gestão Pública. (FOTO: MPPR/Divulgação)

23 de setembro de 2019 - 00:00 - Atualizado em 23 de setembro de 2019 - 00:00

Nesta sexta-feira (27) acontecerá o Seminário Gestão Pública: Desafios e Oportunidades da Administração, com foco em temas relevantes como gestão de pessoas, orçamento, gestão fiscal e previdência. Além disso, contará com a presença dos principais especialistas nas áreas mencionadas.

Durante os dois horários da programação, o primeiro das 8h30 às 12h e o segundo das 13h30 às 18h, serão debatidos temas atuais relacionados às experiências, aos desafios e às perspectivas da Administração Pública, qualificando os servidores públicos com vistas à melhoria dos recursos públicos e aos resultados efetivos para a sociedade paranaense.

seminário

Esse evento tem objetivo de aperfeiçoar o conhecimento sobre gestão pública em prol das melhorias deste serviço. (FOTO: Assessoria/Divulgação)

Palestrantes do Seminário de Gestão Pública

O evento reunirá integrantes do Ministério Público, servidores do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes de instituições públicas, representantes das entidades de classe, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.

Confira quem são os palestrantes do seminário e suas respectivas competência e especialidades:

  • Ana Carla Abrão Costa: Head do escritório da Oliver Wyman no Brasil e sócia nas práticas de Finanças & Risco e Políticas Públicas;
  • Edilberto Carlos Pontes Lima: Presidente do TCE-CE e Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa – IRB;
  • Maria Cristina Mac Dowell: Especialista Líder Fiscal e em Desenvolvimento Municipal do Banco Interamericano de Desenvolvimento;
  • Francisco Caldas de Andrade Pinto: Especialista Líder em Modernização do Estado do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID;
  • Flávio Ataliba Flexa Daltro Barreto: Secretário Executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag-CE, Coordenador do grupo de pesquisa em desenvolvimento econômico no Laboratório de Estudos da Pobreza – LEP;
  • Sol Garson: Professora do Instituto de Economia da UFRJ e consultora de planejamento e orçamento público em organismos multilaterais;
  • Paulo Henrique Feijó: Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, integra a Associação Interamericana de Contabilidade – AIC;
  • Márcio Holland: Professor da EESP/FGV, onde coordena o Observatório das Estatais e o Curso para Alta Gestão em Governança Corporativa. Colunista para o Broadcast/Agência Estado;
  • Vilma Pinto: Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas – IBRE/FGV;
  • Paulo Tafner: Economista, doutor em Ciência Política, pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE/USP. Um dos maiores especialistas em Previdência Social;
  • Leonardo José Rolim Guimarães: Secretário de Previdência do Ministério da Economia. Consultor de orçamento da Câmara dos Deputados, e instrutor do CEFOR;
  • Felipe José Vidigal dos Santos: Diretor-Presidente do Paranaprevidência;
  • Fernando de Holanda Barbosa: Professor Titular da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas – EPGE/FGV.

Nas aberturas, encerramentos e moderadores:

  • Renê Garcia Jr.: Secretário de Estado da Fazenda do Paraná;
  • Maurício Kalache: Procurador de Justiça. Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Tributária;
  • Mauro Sérgio Rocha: Procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná. Doutor em Direito – UFPR. Professor de Processo Civil da FEMPAR;
  • Letícia Ferreira da Silva: Procuradora-Geral do Estado do Paraná;
  • Vitor Puppi: Secretário Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento de Curitiba;
  • Eduardo Pimentel: Vice-Prefeito de Curitiba;
  • Darci Piana: Vice-Governador do Estado do Paraná.

Programação e os horários de cada palestra e debate

Muitos debates e conhecimentos compartilhados, estão divididos entre dois horários, antes e depois do almoço. A abertura do local inicia às 8h e o credenciamento será feito até às 8h30, seguindo a programação das palestras. Confira:

  • 8h30 Abertura;
  • 8h50 Painel de Gestão de Pessoas;
  • 10h10 Debates;
  • 10h30 Painel de Orçamento;
  • 11h40 Debates;
  • 12h00 Fim do primeiro bloco e intervalo para almoço;
  • 13h30 Início do segundo bloco: Painel de Gestão Fiscal
  • 15h00 Debates;
  • 15h20 Intervalo breve;
  • 15h50 Painel de Previdência;
  • 17h10 Debates;
  • 17h30 Desafios e Oportunidades
  • 18h00 Encerramento do evento.

O evento está aberto para todas as pessoas que tiverem interesse em conhecer ou buscam se aperfeiçoar na área de gestão pública! As inscrições são limitadas e são feitas pelo site do evento. Mas, atenção, as inscrições estão abertas somente até o dia 24 de setembro!

O local do seminário fica no Auditório do Bloco II do Ministério Público do Estado do Paraná – MPPR (Rua Marechal Hermes, 820, Térreo, Centro Cívico, Curitiba/PR) e será inteiramente presencial, em que o participante poderá requerer o certificado de 8 horas que será enviado por email, mas somente para os inscritos que comparecerem e validarem sua presença no credenciamento.

A realização do seminário é promovida pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA – PR), por meio da Escola Fazendária (EFAZ), em parceria com o MPPR, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Tributária e da Escola Superior e em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná. Com apoio da Companhia Paranaense de Energia (COPEL), da Associação Comercial do Paraná e da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná.

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