Na manhã desta terça-feira (2), foi deflagrada pela Polícia Civil a segunda fase da Operação Vucetich, que investiga uma organização criminosa que fraudava carteiras de identidade para foragidos da Justiça. Estão sendo cumpridos simultaneamente quatro mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão em Maringá, Sarandi e Rancho Alegre D’Oeste.

Mandados de busca e apreensão no Paraná

De acordo com as investigações, o posto de atendimento em que o funcionário municipal trabalhava teria confeccionado cerca de 160 Carteiras de Identidades falsas.Um dos criminosos beneficiados pelo esquema é Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, conhecido como Marcelo Piloto, que seria um dos maiores traficantes do país e o segundo na hierarquia da facção criminosa Comando Vermelho, organização criminosa comandada por Fernandinho Beira-Mar.

Funcionário da Prefeitura é suspeito

Um dos alvos da operação é funcionário da prefeitura do município de Rancho Alegre D’Oeste, de 48 anos, suspeito de executar a fraude. O homem prevalecia-se do fato de trabalhar no atendimento do posto para confecção de carteiras de identidade e inseria dados falsos no sistema para contribuir com criminosos

Outro alvo da ação é um contador do município de Maringá, de 43 anos, que já conta com diversas passagens policiais por crimes de estelionato. Ele e outras três mulheres, de 25, 34 e 43 anos, juntos do servidor municipal de Racho Alegre D’Oeste, criavam empresas fraudulentas, registravam em nomes de laranjas e davam o golpe do seguro desemprego e salário maternidade.

Prejuízo de um milhão para os cofres públicos

A fraude teria gerado um prejuízo superior a R$1 milhão para os cofres públicos. Na primeira fase da operação, ocorrida no dia 10/12/18, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência e no posto de identificação onde trabalhava o servidor público em Rancho Alegre D´Oeste, bem como, em um escritório de contabilidade em Maringá.

Na ocasião foram apreendidos computadores, celulares e documentos.A operação foi batizada como “Vucetich”, em alusão ao argentino nascido na Croácia, Juan Vucetich, que desenvolveu e colocou pela primeira vez em prática um sistema eficaz de identificação de pessoas mediante suas impressões digitais.

2 abr 2019, às 00h00. Atualizado em: 9 maio 2022 às 14h00.
Mostrar próximo post
Carregando