Imagens de câmeras de segurança, instaladas na BR-376, registraram o exato momento em que um ônibus de turismo perde o controle e tomba fora da pista. Os vídeos foram divulgados pela Polícia Civil do Paraná, na manhã desta quarta-feira (27). De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o ônibus saiu do Pará, com 57 pessoas, e o destino final era Santa Catarina. Dezenove pessoas morreram e 30 tiveram ferimentos.

Nos vídeos captados por câmeras de segurança da concessionária que administra o trecho, é possível ver o ônibus de turismo poucos instantes antes da tragédia. Na primeira imagem divulgada, o ônibus aparece no KM 665, às 8h24, neste local o veículo trafega pela pista central.

Depois de realizar algumas curvas da Serra do Mar, às 8h27, o ônibus passa por uma área de escape no KM 667,1. Neste momento o veículo continua pela pista central e não faz nenhuma sinalização para acessar o local. Mais a frente, o ônibus é flagrado ultrapassando caminhões pela pista da esquerda.

Já na altura do KM 668,3, às 8h27, o condutor do ônibus passa por uma área de fiscalização eletrônica e poucos metros a frente acontece a tragédia. Nas imagens é possível ver que o motorista consegue iniciar a curva, ultrapassa a área de ribanceira e tomba em uma área próxima a pista.

Vídeo acidente Guaratuba

As imagens do vídeo estão aceleradas (Imagem: Polícia Civil)

Nesta terça-feira (26) o dono da empresa de viação, conversou com exclusividade com o Grupo RIC e informou que o veículo estava com a revisão em dia.

“Parte de freio o carro não tinha problema. Porque esse carro usa lona, os carros modernos usam pastilha de freio. Então todas as rodas do carro foram trocadas por lonas de freio. Então ele estava todo com lona nova de freio”, destacou Teo Cruz.

Em depoimento, na delegacia de Guaratuba, o motorista havia relatado um problema no sistema de freios.

“Ouvi em depoimento um dos motoristas e ele acabou relatando que em uma das curvas, ele notou uma falha nos freios e quando percebeu que o freio não estava mais funcionando, já era tarde demais, já havia passado do ponto de contenção e ele não pôde fazer praticamente nada. Ele acabou derrapando o ônibus, onde acabou virando, bateu no guard rail e acabou caindo no despenhadeiro que tem ali próximo”, explicou o delegado Cristiano Quintas

27 jan 2021, às 12h17. Atualizado às 12h23.
Mostrar próximo post
Carregando