por Redação RIC.com.br
Com informações da ASC UEM

A Times Higher Education (THE), revista de avaliação da educação superior global, sediada em Londres, na Inglaterra, divulgou, nesta quarta-feira (28), o Subject Ranking 2021. O Ranking destaca o desempenho de universidades do mundo todo a partir de áreas específicas do conhecimento.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) aparece classificada nas seguintes áreas: saúde e clínica médica, que abrange medicina, odontologia, enfermagem, entre outros cursos; educação, englobando pesquisas relacionadas ao ensino de todas as áreas do conhecimento; ciências da vida, que inclui agricultura, zootecnia, biologia, medicina veterinária, educação física, entre outros; ciências, na qual estão incluídas matemática, estatística, física, química, geologia, ciências da terra e do mar, entre outros; e engenharias.

Na elaboração do Subject Ranking 2021, as tabelas de assuntos específicos seguem os mesmos indicadores de desempenho do World University Rankings 2021, divulgado no dia 2 de setembro e no qual a UEM está ranqueada junto com outras seis instituições de ensino superior do Paraná. Entretanto, a metodologia foi recalculada de acordo com metodologia específica para cada área do conhecimento.

O professor e pesquisador Bruno Montanari Razza, chefe da Divisão de Planos e Informações da Pró-Reitoria de Planejamento, explica que, para ser classificada, uma universidade precisa ter produção científica relevante nas áreas do conhecimento, um bom índice de citações e uma boa reputação acadêmica, esta última avaliada por pesquisa entre pesquisadores do mundo todo.

Em relação ao ano anterior, houve um aumento de cerca de 10% do total de universidades ranqueadas, registrando a entrada de novas instituições de ensino, com destaque para o crescimento das chinesas.

“Esse aumento alterou a posição da maior parte das universidades ranqueadas para baixo. Assim, é importante destacar que a UEM conseguiu manter a posição nas áreas de Engenharias e Ciências da Saúde, mesmo com o aumento da concorrência”, diz ele, comparando o desempenho do ano passado.

Razza ainda destaca que este ranking é muito criterioso e exclusivo, sendo poucas as universidades brasileiras que são classificadas.

Pontuação da UEM por área

Education: 501+

Nesta área 29 universidades brasileiras foram classificadas, sendo 4 do Paraná (UEM, UEL e UFPR e UTFPR).

Clinical, pre-clinical and health: 601+

41 universidades brasileiras foram classificadas. Apenas 3 do Paraná (UEM, UEL e UFPR).

Engineering: 801-1000

39 universidades brasileiras foram classificadas. Apenas 5 do Paraná (UEM, UEL, UFPR, UTFPR e PUC-PR).

Clique aqui para consultar o desempenho de todas as universidades nesta área.

Life Sciences: 801+

45 universidades brasileiras foram classificadas. Apenas 6 do Paraná (UEM, UEL e UFPR, UTFPR, Unioeste e PUC-PR).

Physical Sciences: 1001+

39 universidades brasileiras foram classificadas. Apenas 4 do Paraná (UEM, UEL, UFPR, UTFPR).

28 out 2020, às 18h30. Atualizado em: 29 out 2020 às 09h05.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO
Mostrar próximo post
Carregando