Segurança

Mais de 100 aves nativas são apreendidas com criadores amadores no noroeste do PR

Diante dos crimes cometidos por criadores amadores nos municípios de Fênix e Quinta do Sol, o estado arrecadou R$92 mil em multa

Caroline
Caroline Maltaca / Estagiária com informações da Polícia Ambiental
Mais de 100 aves nativas são apreendidas com criadores amadores no noroeste do PR
Mais de 100 aves nativas são encontradas em ambientes irregulares (Foto: Reprodução/Polícia Ambiental)

29 de julho de 2021 - 21:07 - Atualizado em 29 de julho de 2021 - 21:07

A Polícia Ambiental resgatou 114 aves nativas em residências de Fênix e Quinta do Sol, no noroeste do Paraná, nesta quinta-feira (29). Foram encontrados pássaros como trinca ferro, coleirinha, sabiá, bicudo, tico-tico, pássaro preto, cardeal, bico de pimenta, canário terra, entre outras que são muito apreciadas pela singularidade do canto.

As apreensões ocorreram durante a Operação “Liberdade”, que fiscalizou várias residências de criadores amadores. Foram lavrados 15 autos de infração ambiental motivados pela prisão em cativeiro sem autorização de aves silvestres e pelos autores deixarem de manter plantel de aves atualizado no SISPASS – sistema de adastro do criador gerenciado pelo órgão Ambiental. Foram emitidos R$92 mil em multas.

Algumas aves que estavam domesticadas e anilhadas foram deixadas com os criadores como fiel depositário, enquanto as demais foram encaminhadas ao Instituto Água e Terra para avaliação e soltura em seu habitat natural. Além das autuações administrativas, os infratores responderão criminalmente conforme artigo 29 da Lei Federal de Crimes Ambientais.