Segurança

GM flagra mais de 600 irregularidades com documento obrigatório para dirigir

A maior parte (450 casos) não possuía qualquer documento que permitisse o condutor estar à frente do volante

Daniela
Daniela Borsuk com Prefeitura de Curitiba
GM flagra mais de 600 irregularidades com documento obrigatório para dirigir
(Foto: Pedro Ribas/ SMCS)

18 de fevereiro de 2021 - 12:56 - Atualizado em 18 de fevereiro de 2021 - 12:56

A Prefeitura de Curitiba divulgou, nesta quinta-feira (18), um balanço das irregularidades relacionadas aos documentos obrigatórios para dirigir em Curitiba, flagradas pela Guarda Municipal. Em 2020, foram 647 casos envolvendo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Permissão para Dirigir (PPD) e a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).

A maior parte (450 casos) não possuía qualquer documento que permitisse o condutor estar à frente do volante. Outros 72 estavam com a carteira vencida há mais de 30 dias, 109 com o documento suspenso (por ter atingido o limite de pontos) e 16 com a carteira cassada.

Somados, os veículos com débitos vencidos e removidos das vias públicas no ano passado acumulavam R$ 6,5 milhões.

Casos

Um motociclista com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias e com débitos do veículo em mais de R$ 29,8 mil teve sua Yamaha YBR 125k guinchada pela Grupo de Trânsito (GTran) da Guarda Municipal, em fiscalização nesta quarta-feira (17). Cerca de R$ 29,4 mil dos débitos eram de multas aplicadas por infrações diversas.

No último domingo (14), na Rua Inácio Lustosa, o GTran abordou um motorista com o direito de dirigir suspenso. Com R$ 44 mil em débitos (dos quais R$ 36,8 mil em multas), a camioneta Renault Duster também foi guinchada.

“Um dos focos das fiscalizações desenvolvidas pela Defesa Social e Trânsito é voltado para esta pequena parcela dos chamados infratores em série que coloca em risco a segurança no trânsito dos demais motoristas que obedecem as leis de trânsito, além de aumentar as chances de acidentes envolvendo pedestres e ciclistas”.

Explica o gerente do GPTran, o guarda municipal Edison Bretas Junior.

Foram 955 veículos guinchados no ano passado: 412 em ações de rotina e 543 em blitze, realizadas em conjunto com agentes de trânsito. Balanço do GTran referente a 2020 também aponta um total de 239 testes com etilômetro e 27.384 autos de infração emitidos. Destes, 6.934 por natureza gravíssima conforme previsão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), 11.875 de natureza grave, 7.775 médias e 800 leves.

Principais infrações

No terceiro ano desde o início da atuação no trânsito, os guardas municipais foram responsáveis pela aplicação de 113.526 autos de infração: 42,5% do total. Os demais foram aplicados por agentes da Superintendência de Trânsito (Setran).

Entre as cinco principais naturezas das infrações reprimidas pelos guardas aparecem estacionamento em local ou horário proibido pela sinalização (15,47%), falta do cinto de segurança (12,78%), conversão proibida (6,29%), uso do telefone celular enquanto dirige (6,08%); estacionamento no passeio (5,49%). Outras 3.449 multas foram aplicadas por trânsito na contramão e mais 3.400 por avanço do sinal vermelho do semáforo.

Guardas no trânsito

São duas as frentes de trabalho da Guarda Municipal relacionadas à repressão de irregularidades no trânsito. Uma delas é o GTran, grupo específico para a função e que promove ações conjuntas com os agentes de trânsito.

Na outra ponta, atuam cerca de 600 guardas credenciados para a função e lotados nas dez regionais da cidade. Estes desenvolvem as ações de segurança (preventivas e repressivas) e, sempre que se deparam com uma irregularidade ou quando demandados pelo cidadão, também fazem as autuações no trânsito.

Evolução

A competência de trânsito para guardas municipais é amparada na lei federal 13.022/2014. Em Curitiba, o decreto municipal 1.698/2017 aprovou e acrescentou a atribuição aos guardas. A atuação efetiva na cidade começou em fevereiro de 2018.

Além da fiscalização, o agente de trânsito é o profissional que providencia a sinalização de emergência, presta o suporte necessário de orientação e organização do fluxo de veículos nas mais variadas situações e mantém o controle operacional dos estacionamentos regulamentados.

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