O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) Núcleo de Foz do Iguaçu, juntamente com a Corregedoria Geral da Polícia Militar cumpriu vários mandados de prisão na manhã desta quarta-feira (30). A Operação Desviados II teve como alvos policiais militares da 2ª Companhia da PM de Medianeira, região Oeste do Paraná.

Foram cumpridos 15 mandados de prisão preventiva e suspensão do exercício das funções públicas, além de 23 mandados de busca e apreensão. As ações aconteceram nos municípios de São Miguel do Iguaçu, Missal, Foz do Iguaçu e Cláudia/MT. Um dos mandados foi feito dentro da sede da Polícia Militar de Medianeira.

A investigação apura a suposta prática, pelos agentes, dos delitos de organização criminosa, peculato, prevaricação e falsidade ideológica.

Durante as investigações, foi constatado que os militares, se utilizando do cargo público, abordavam pessoas com mercadorias trazidas do Paraguai, se apropriaram dos produtos, e liberavam os envolvidos, praticando os crimes militares de peculato e prevaricação.

Para esconder o delito, os militares confeccionavam boletins de ocorrência falsos.

Durante o cumprimento dos mandados foram recolhidos armas da corporação, distintivos, coletes balísticos, cédulas funcionais, além de apreendidos documentos diversos, equipamentos eletrônicos, celulares e valores em espécie.

Os mandados de prisão preventiva, afastamento do exercício das funções públicas e busca e apreensão foram expedidos pelo Juízo da Vara da Auditoria Militar Criminal de Curitiba.

Desviados I

Em dezembro de 2019, na primeira edição da Operação Desviados, foram cumpridos 13 mandados de prisão. 10 dos mandados foram contra policiais militares e três contra envolvidos que atuavam como operadores financeiros, receptadores e informantes do grupo.

Na época, além dos mandados de prisão, foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão nas casas dos envolvidos e no Destacamento da Polícia Militar de Santa Terezinha de Itaipu. 

Do total de 26 mandados de busca e apreensão, 20 são cumpridos em Santa Terezinha de Itaipu, quatro em Foz do Iguaçu, um em Cascavel e um em São Miguel do Iguaçu.

30 jun 2021, às 08h48. Atualizado às 10h47.
Mostrar próximo post
Carregando