Saúde

Pacientes com câncer possuem direitos, mas muitos não sabem; e-book mostra como consegui-los

Um grupo de advogados e médicos que lidam com o tema criou um e-book para orientar as pessoas sobre o que é possível conquistar e formas para isso

Bruna
Bruna Melo / Repórter
Pacientes com câncer possuem direitos, mas muitos não sabem; e-book mostra como consegui-los
Foto: Ilustrativa/Pixabay

15 de julho de 2021 - 13:46 - Atualizado em 15 de julho de 2021 - 13:46

No Brasil, pacientes com câncer possuem direitos previstos por lei. Entretanto, esta informação não chega a todos os públicos, como foi percebido por um grupo de advogados e médicos que lidam com o tema. Para orientar as pessoas, foi criado um e-book elucidando o que é possível conseguir judicialmente e as formas para isso.

O livro virtual é assinado pelos advogados Nilza Sacoman e Vitor Sant’Anna, em parceria com o oncologista Júlio Batista. Os profissionais explicam, por exemplo, que existe a possibilidade de solicitar aposentadoria por invalidez, isenção na tarifa de transporte, resgate de previdência privada e seguro de vida, entre outros. Em Londrina, especificamente, os pacientes podem ter isenção no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Nilza é advogada há 35 anos e por 15 deles trabalha no ramo da saúde. Ela conta que as pessoas a procuram, na maioria das vezes, no momento em que passam por uma recusa do plano de saúde. Porém, a situação poderia ser resolvida com antecedência caso a população fosse conscientizada sobre seus direitos.

Para baixar o e-book, basta clicar aqui. Cada tema é seguido de uma página mostrando qual a documentação necessária para o processo.