Saúde

A importância da codependência familiar no processo de cura do dependente químico

A família é um pilar extremamente importante na vida e tratamento do dependente químico

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
A importância da codependência familiar no processo de cura do dependente químico

15 de setembro de 2020 - 16:01 - Atualizado em 15 de setembro de 2020 - 16:01

A codependência familiar tema amplamente debatido dentro do tratamento da dependência química, é um dos fatores determinantes para a evolução positiva do dependente.

Segundo dados da interhelp internação a família é um pilar extremamente importante na vida e tratamento do dependente químico.

É comum observar familiares, em sua grande maioria cônjuges e pais, que abrem mão de sua vida em busca de minimizar os problemas enfrentados pelo ente com dependência química.

Essa é uma dinâmica estabelecida entre as duas partes que se torna uma nova maneira de encarar a vida e pode ser extremamente prejudicial para ambos.

O padrão da codependência raramente é assumido por quem está envolvido, uma vez que o codependente acredita ter controle da situação, mesmo que ela traga danos à saúde físicas e emocionais do familiar.

Auto-abandono e destruição

A relação geralmente é estendida por anos, e à medida que o familiar abandona as suas necessidades e objetivos, adota um processo de auto-abandono e destruição de um futuro que deveria ser construído ao longo da vida.

Um dos caminhos fundamentais para o resgate pessoal é a psicoterapia individual. Através dela é possível compreender a necessidade de colocar-se em primeiro lugar, até mesmo para poder auxiliar quem está a volta.

Durante essa aprendizagem pode ser necessário o uso de medicações, porém o tratamento só terá eficácia após o paciente conscientizar-se e aceitar que estabeleceu uma dinâmica prejudicial.

Fontes:

https://www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/

https://www.familia.com.br/

https://amorexigente.org.br/

Rodrigo de Paula Santos – InterHelp – Terapeuta holístico em dependência química (CRT 1422/20) https://www.interhelpinternacao.com.br/

CARDOSO E. – Capacitando Apoio Fraterno – Grupo de Autoajuda a Dependentes Químicos e Codependentes – Santo Ângelo – RS.