Saúde

Emagrecimento na Melhor Idade

Cuide da sua alimentação e faça exercícios físicos para aumentar a quantidade de massa muscular, o gasto calórico e o metabolismo.

Emagrecimento na Melhor Idade

13 de dezembro de 2020 - 18:11 - Atualizado em 13 de dezembro de 2020 - 18:12

Mesmo para quem passou a vida inteira sendo uma pessoa ativa e saudável, emagrecer depois dos 40 é uma tarefa difícil.

A mudança no corpo e no metabolismo aos longos dos anos é bem marcada após os 40 anos de idade em mulheres, onde ocorre alterações hormonais associadas ao período de transição para a menopausa, caracterizada pela redução do hormônio estrógeno. Já nos homens ela se torna mais eminente aos 50 anos com a andropausa e a redução dos índices de testosterona.

Os hormônios são responsáveis por todo o funcionamento do nosso organismo e a queda desses hormônios deixa o metabolismo mais lento e favorece o acúmulo de gordura, alterando a forma e a composição corporal.

Com o envelhecimento, o corpo perde água, ossos e músculos.  A perda da massa muscular está associada a uma série de doenças crônicas, como a osteoporose, fadiga, quedas e problemas de locomoção, causando declínio funcional do corpo e perda da independência em idosos.

Envelhecer faz parte da vida, mas apesar dessas mudanças naturais, com o passar dos anos com hábitos saudáveis é possível manter a saúde e emagrecer na melhor idade.

Confira as dicas a seguir:

  • Pratique musculação

Movimentar- se na melhor idade é fundamental, mas não são todos os tipos de exercício que promovem o emagrecimento.

A maneira mais eficaz para aumentar seu metabolismo é construindo músculos através do levantamento de peso e treinamentos resistidos. Quanto mais massa muscular mais alto seu metabolismo para que seu corpo queime mais calorias, então quando menos massa muscular isso significa um metabolismo mais lento.

Os alongamentos são importantes para melhorar a mobilidade das articulações, mas gastam poucas calorias, e a caminhada embora tenham um gasto calórico maior, não é considerada o melhor exercício para emagrecer nem para estimular o aumento de massa muscular.

  • Prosperidade Nutricional

Para se obter sucesso no emagrecimento sempre opte por alimentos naturais, sem conservantes, corantes e aromatizantes, e sempre que possível opte pelos alimentos orgânicos.

Uma alimentação saudável fornece riqueza de nutrientes para nosso corpo exercer diversas funções e estar em harmonia.

Os alimentos naturais auxiliam seu desenvolvimento e crescimento, e potencializam sua energia e disposição.

  • Hidrate-se

A água exerce diversas funções e é essencial para a sobrevivência e para o bom funcionamento do corpo, como por exemplo: regular a temperatura corporal, eliminar resíduos metabólicos e gordura através da urina, e auxiliar no transporte de nutrientes até as células.

Mas a água não é só vital a saúde, ela também auxilia a manter a pele, unhas e cabelos saudáveis e hidratados, melhora o funcionamento dos rins, evita problemas como os cálculos renais, melhora o funcionamento do intestino, a água ajuda a melhorar o fluxo intestinal.

Dicas simples e preciosas para auxiliar você no seu processo de emagrecimento:

Coloque um alarme para tocar de duas em duas horas e tome um copo de água pura.

Cuide da sua alimentação e faça exercícios físicos para aumentar a quantidade de massa muscular, o gasto calórico e o metabolismo.

A sua qualidade de vida na melhor idade só depende de você. Botando em prática dicas como essas e muitas outras que você encontra em minha página @nutricionistacarolcrozeta o caminho será mais fácil.

Com orientação correta você não irá errar no seu processo de manutenção de uma vida saudável e longevidade.

Nutricionista Dra. Carolina Crozeta

Site: www.carolcrozeta.com

E- mail: carol@carolcrozeta.com

Instagram: @nutricionistacarolcrozeta

Agendamentos Whatsapp (41) 99932-0086

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