Coronavírus

Surto de Covid-19 atinge casa de idosos em Toledo

52 idosos e 4 funcionários foram contaminados pelo coronavírus; a origem do surto não foi identificada

Mônica
Mônica Ferreira / Estagiária Com informações da Secretaria Estadual de Saúde
Surto de Covid-19 atinge casa de idosos em Toledo
(Foto: Shutterstock/Direitos reservados)

21 de setembro de 2021 - 22:23 - Atualizado em 21 de setembro de 2021 - 22:23

O Boletim Covid do município de Nova Santa Rosa, na região metropolitana de Toledo, no oeste do Paraná, trouxe um aumento no número de casos nesta terça-feira (21). Porém o curioso é a suposta explicação para este aumento: de que os dados possam estar influenciados por um surto de covid-19 que ocorreu numa Instituição Longa Permanência para Idosos (ILPI) do município.

Nesta terça-feira (21), a Secretária de Saúde da prefeitura informou que 26 idosos estão com a doença ativa, outros 24 estão em isolamento na própria instituição e dois estão hospitalizados. A situação também envolve quatro funcionários confirmados que estão em isolamento domiciliar.

A maioria dos confirmados está com sintomas moderados a leves.

Confirmados

Os primeiros casos confirmados entre os idosos foram assintomáticos, sendo registrados somente devido a testagem que a secretaria de saúde realiza periodicamente na instituição desde julho de 2020.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informa que a origem do surto não foi identificada, por isso, não pode divulgar o início do contágio.

Confira a nota na íntegra:


“Enfatizamos que conforme descrito nos boletins diários, a Secretaria de Saúde de Nova Santa Rosa, realizou o controle e a testagem dos idosos e colaboradores cumprindo a Nota Orientativa nº. 41/2020, da SESA/PR, que instituiu as medidas de prevenção, controle e testagem para COVID-19 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos. Assim a equipe epidemiológica vem realizando a testagem, maciça, nos acolhidos e funcionários, sendo que infelizmente, mesmo realizando o cumprimento de todas as medidas sanitárias recomendadas pelos órgãos responsáveis, a positivação coletiva ao COVID-19 ocorreu.

Esclarece-se que a origem não foi identificada, e sequer divulgada, não podendo a Secretaria de Saúde de Nova Santa Rosa confirmar o início do processo de contágio haja vista as diversas formas que a contaminação pode ocorrer, inclusive quanto a existência de casos assintomáticos. Registra-se, ainda, que a Secretaria de Saúde de Nova Santa, desde o início da pandemia da COVID-19 vem adotando e aprimorando as medidas de prevenção da doença, sendo que segue todos os protocolos sanitários instituídos pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde.

Já estamos saindo do surto, na quinta-feira já se encerra nosso período de isolamento os idosos estão muito bem, tem dois que agravaram e foram encaminhado pra um lugar de terapia intensiva, um está em toledo e outro e outro em assis e os demnais estão todos em casa e com sintomas leves a moderados tyodos bem, mas nenhum hospitalizado”

https://ricmais.com.br/noticias/coronavirus/