O Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, divulgou nesta quinta-feira (1º) um apelo para que as pessoas mantenham o distanciamento social durante o feriado da Páscoa, evitando, inclusive, almoços em família no próximo domingo (4).
No vídeo de pouco mais de um minuto, Beto Preto, lembrou que o sistema de saúde paranaense continua operando no limite, citou a escassez de medicamentos, a exaustão dos profissionais de saúde e as vítimas da covid-19 no estado. “Eu quero aqui deixar um recado, nós ainda temos os nossos serviços de saúde todos cheios, os leitos ocupados, as Unidades de Terapia Intensiva trabalhando no limite, as equipes estressadas depois de um ano de pandemia, escassez de medicamentos nesse momento. Trabalhamos muito e conseguimos chegar até aqui, mas sob as custas da perda da vida de muitos paranaenses. Quero pedir a você nesta Páscoa: distanciamento social, evitar as viagens, deixaram aquela aglomeração familiar, aquele almoço de Páscoa, com a família e com os pais, como os amigos para uma outra oportunidade”.
O Paraná já registrou a morte de 16.824 pessoas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Os três primeiros meses de 2021 concentram mais da metade de todos os óbitos pelo Sars-CoV-2 e o número de infectados entre janeiro e março supera todos os casos confirmados de covid-19 durante todo o ano de 2020. Somente nesta quinta-feira (1º), o boletim epidemiológico divulgou 5.234 novos casos da doença e 224 mortes .