Coronavírus

Paraná chega a 69,5% da população adulta vacinada com pelo menos a 1ª dose contra a Covid-19

A previsão do Governo do Estado é que toda a população adulta receba pelo menos a primeira dose do imunizante até o final de setembro

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informações da AEN
Paraná chega a 69,5% da população adulta vacinada com pelo menos a 1ª dose contra  a Covid-19
(Foto: Reprodução/ Prefeitura de Ponta Grossa)

2 de agosto de 2021 - 12:34 - Atualizado em 2 de agosto de 2021 - 12:34

O Paraná ultrapassou, neste final de semana, a marca de 8 milhões de doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19. De acordo com o Vacinômetro nacional, foram 8.072.602 de aplicação, sendo 5.760.300 primeiras doses e 2.312.306 segundas doses ou doses únicas (ciclo completo). Com esse número, o Estado alcançou 69,5% da população adulta vacinada com ao menos uma aplicação e 26,5% já protegida contra as formas mais graves da doença, ou seja, com todo o esquema vacinal.

Nesta segunda-feira (2), o Paraná se consolida como o quinto estado que mais vacinou em números absolutos (quantidade de doses aplicadas). Também é o terceiro que mais imunizou com a primeira dose a sua população (atrás de São Paulo e Rio Grande do Sul) e quinto que mais imunizou de maneira definitiva (duas doses ou dose única) os seus habitantes (depois de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, São Paulo e Espírito Santo), segundo o consórcio dos veículos de imprensa.

A previsão do Governo do Estado é que toda a população adulta receba ao menos uma dose até o final de setembro, atingindo os 80% em cerca de um mês, até o fim de agosto. Ainda não há previsão de aplicação em menores de 18 anos.

Alguns grupos já completaram a cobertura vacinal, que é atingida após a aplicação das duas doses ou da vacina de dose única. Os profissionais da saúde estão 100% imunizados, assim como praticamente todo o público com 65 anos ou mais. Entre a população indígena, 86,7% receberam as duas doses, além de 64,7% das pessoas com idade entre 60 e 64 anos.