Coronavírus

Número de casos ativos de covid-19 é o menor registrado no ano em Maringá, diz prefeitura

Comparado ao dia 1º de julho, quando foram registrados 3.116 casos ativos, o número de hoje representa uma queda de 71,54%

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informações da Prefeitura de Maringá
Número de casos ativos de covid-19 é o menor registrado no ano em Maringá, diz prefeitura
(Foto: Aldemir de Moraes / PMM)

24 de julho de 2021 - 11:56 - Atualizado em 24 de julho de 2021 - 11:56

Com 887 pessoas positivadas nesta quinta (22), a Prefeitura de Maringá registra o menor número de casos ativos de covid-19 deste ano. Comparado ao dia 1º de julho, quando foram registrados 3.116 casos ativos, o número de hoje representa uma queda de 71,54% no número de pessoas com a doença em apenas três semanas. O maior índice registrado neste ano foi no dia 17 de março com 4.172 casos ativos.

Os dados foram retirados dos boletins diários de coronavírus da Secretaria de Saúde de Maringá, disponíveis no site Notifica Saúde. Os números de casos ativos são contabilizados entre pessoas em isolamento domiciliar e internados.

Os números positivos são reflexos do avanço da campanha de vacinação e dos resultados das medidas restritivas de prevenção adotadas pelo município para conter o avanço da pandemia. “Outro fator é a gestão eficiente dos recursos do município, que dão à Prefeitura a autonomia para investir fortemente em pessoal, estrutura física, equipamentos, ampliação de leitos e insumos com o objetivo de prestar o melhor atendimento possível à população”, afirma o prefeito de Maringá, Ulisses Maia.

Ocupação de leitos também cai

Após um período de números alarmantes, a taxa de ocupação de leitos exclusivos covid-19 vem diminuindo gradualmente. Nesta quinta-feira foi registrada a menor taxa dos últimos 6 meses, com 57,28% de leitos ocupados. Há um mês Maringá não tem 100% de leitos ocupados de covid-19.

A curva no número de óbitos também apresentou queda de dez óbitos por semana nos últimos 22 dias. A média era de 50 óbitos entre os dias 11 de junho e 1º de julho. Passou para 25 na última semana – de 16 a 22 de julho.

O Secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, reforça que a redução dos números não deve significar o relaxamento das medidas de prevenção e a falta de comprometimento com a gravidade da doença. “São dados que precisam nos motivar para seguirmos com protocolos de prevenção e alcançarmos índices ainda melhores”, afirma Puzzi.

Campanha de vacinação

Enquanto os números de casos ativos e taxa de ocupação diminuíram, o índice da campanha de vacinação contra a covid-19 tem se destacado nacionalmente. Até o dia 22 de julho, a Prefeitura de Maringá vacinou 247.525 pessoas com a 1ª dose – 69% da população adulta. A vacinação completa com as duas doses também tem alcançado bons resultados, com 20% da população adulta de Maringá imunizada (74.069 pessoas).

Os números poderiam ser ainda melhores se o Governo Estadual e Governo Federal enviassem mais imunizantes ao município. “Maringá já mostrou a capacidade e eficiência para vacinar mais de 10 mil pessoas em apenas um dia”, ressalta o prefeito Ulisses Maia.