por Gabriel Azevedo
com informações do MPT-PR e da Sesa

O Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) ajuizou uma ação civil pública na Justiça pedindo o fechamento da unidade da Avenorte Avícola Cianorte Ltda., dona da marca Guibon, em Cianorte, no Noroeste do Paraná. O pedido foi protocolado nesta sexta-feira (19).

De acordo com o MPT-PR, ação foi ajuizada após fiscais constatarem a existência de centenas de casos da Covid-19 em trabalhadores da empresa e que as medidas adotam pela empresa se mostraram ineficientes. Até o dia 9 de junho, 193 funcionários da Avenorte testaram positivo para o novo coronavírus.

A ação foi ajuizada com pedido liminar para que todos os trabalhadores do frigorífico sejam afastados por, no mínimo, 14 dias.

O MPT também solicita que a empresa teste todos os trabalhadores da empresa. E que o processo seja acompanhado pela Coordenadoria Regional de Saúde do município de Cianorte.

Em caso de descumprimento das medidas, o MPT pede que seja aplicada uma multa diária de 50 mil reais.

A reportagem está tentando entrar em contato com a empresa e com a Prefeitura de Cianorte.

Cianorte

A 13ª Regional de Saúde do Paraná, em Cianorte, é a que concentra o segundo maior coeficiente de incidência de casos por 100 mil habitantes no Paraná: 290; perde apenas para 10ª Regional de Saúde, em Cascavel, que tem 305. O dado é citado na petição inicial ajuizada pelo MPT.

No dia 2 de junho, o prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno (MDB), que é sócio da Avenorte Avícola Cianorte Ltda., disse, em uma live na página oficial da prefeitura, que a empresa tinha afastado 800 funcionários por causa do novo coronavírus.

Nesta sexta-feira (19), de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) do Paraná, a Regional de Saúde de Cianorte tem 474 casos e 7 mortes por Covid-19.

Frigoríficos

É a segunda vez que o MPT-PR ajuíza uma ação civil pública para um frigorífico. No dia 5 de junho, o MPT-PR solicitou o afastamento dos funcionários dos frigoríficos Frialves e Frisuínos, da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), em Cascavel, no Oeste do Paraná. A Justiça do Trabalho ainda não se manifestou sobre o caso.

Nesta sexta-feira (18), o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou de uma reunião online com representantes dos trabalhadores das indústrias de alimentos.

O Paraná tem mais de 300 empresas do setor, muitos instalados em cidades pequenas. “Sabemos de todas as condições específicas desse tipo de planta de indústria. Como médico da saúde ocupacional, vejo o quanto a saúde do trabalhador é importante no momento”, disse.

A Secretaria da Saúde, por meio do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (Cest), inspecionou 42 empresas do setor com mais de 500 funcionários e monitora todos os frigoríficos com orientações, mapeamento de risco e condução de casos.

Até o dia 9 de junho, o Cest tinha o registro de 567 trabalhadores com diagnóstico positivo para Covid-19, duas mortes (1 trabalhador e 1 contato) e mais 17 casos confirmados que são contatos de funcionários das empresas.

19 jun 2020, às 17h49. Atualizado em: 20 jun 2020 às 13h37.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO
Mostrar próximo post
Carregando