Coronavírus

Ministério da Saúde fará coleta para exame da Covid-19, em Araucária

A coleta será realizada em 72 casas da região e os dados são sigilosos

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informações da Prefeitura de Araucária
Ministério da Saúde fará coleta para exame da Covid-19, em Araucária
(Foto: Carlos Poly)

17 de setembro de 2021 - 14:18 - Atualizado em 17 de setembro de 2021 - 14:18

Entre os dias 18 e 26 de setembro, equipes do Ministério de Saúde (MS) estarão em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), para coletar de exames da Covid-19 em 72 residências da região. A ação faz parte da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCovid), que será realizada simultaneamente em 274 cidades do país.

A pesquisa é uma das maiores do mundo com relação à Covid-19 e o estudo vai gerar um mapa detalhado da transmissão e do comportamento da doença no Brasil. Além disso, vai ajudar a aperfeiçoar as ações de combate e prevenção.

Funcionamento

Profissionais identificados e treinados para seguir os protocolos de segurança irão até as residências que já foram previamente selecionadas. A participação das pessoas não é obrigatória. Caso os moradores não queiram participar, outras casas da vizinhança, que tenham perfil semelhante, poderão ser selecionadas.

As equipes fazem a coleta de uma pequena amostra de sangue que será enviada ao laboratório da Fiocruz, pelo qual será emitido o resultado. Os moradores receberão também um link com acesso e senha para consultar o resultado pela internet. Os dados são absolutamente sigilosos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) é parceira do Ministério da Saúde neste estudo e pede para que a população colabore autorizando a coleta dos exames.

Datas e horários

Confira as datas e os horários que as equipes estarão visitando os domicílios para a coleta dos exames do PrevCov:

  • 18/09 – das 07h às 18h
  • 19/09 – das 07h às 18h
  • 25/09 – das 07h às 18h
  • 26/09 – das 07h às 18h
https://ricmais.com.br/noticias/coronavirus/