A Secretaria de Estado da Saúde confirmou, na noite de quinta-feira (13), que Maringá receberá 9.630 doses da vacina da Pfizer contra covid-19. No entanto, a 15ª Regional da Saúde ainda não confirmou a data em que o lote de vacina com o novo imunizante chegará ao município para que a vacinação aconteça. 

“Não há previsão para chegada das doses da vacina Pfizer neste fim de semana. A diretoria do Hospital Universitári de Maringá está em constante comunicação com as secretárias de saúde municipal e estadual. No freezer, temos espaço suficiente para o armazenamento das doses”, afirmou a assessoria de Comunicação do Hospital Universitário de Maringá.

Seguindo a pauta de distribuição do Ministério da Saúde, os imunizantes devem ser destinados para vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente. Todas as doses são destinadas à primeira aplicação (D1).

“Precisamos dar continuidade no processo de vacinação para avançarmos nos grupos prioritários. Pedimos aos municípios que sigam as orientações de priorização para recebimento das vacinas, para que nenhum paciente inserido nestes grupos fique desassistido”,

disse Beto Preto.

No total, o Estado contará com 67.860 doses da vacina Pfizer, a serem distribuídas em Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá.

Vem, Pfizer

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) está preparado para receber e armazenar doses da vacina da farmacêutica norte-americana Pfizer, produzida em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioNtech, pois conta com um freezer de ultrabaixa temperatura. Isso poderá dar condições de Maringá receber a vacina de Pfizer e ampliar as doses imunizantes no Plano Municipal de Imunização.

O equipamento do HUM pode chegar a -80°C e tem capacidade de armazenar até 80 mil doses, estando à disposição da Secretaria de Saúde do Estado (SESA).

14 maio 2021, às 09h49. Atualizado às 10h03.
Mostrar próximo post
Carregando