por Redação RIC.com.br
com Prefeitura de Cascavel

Um novo decreto, que será publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Município, irá autorizar o funcionamento de microempresas em Cascavel, no oeste do Paraná, na segunda (8) e terça-feira (9). A informação foi divulgada no site da prefeitura do município, neste sábado (6), e alerta que apesar da flexibilização haverá restrições. 

De acordo com a administração municipal, as empresas poderão abrir as portas com 50% da taxa de ocupação do espaço e devem observar as regras de restrição proporcionais à capacidade de público prevista no laudo do Corpo de Bombeiros  e o Alvará de Funcionamento.

Segundo o documento as empresas deverão “afixar cartaz ou placa em tamanho ‘A3’ em local visível e de forma legível na entrada do estabelecimento informando a capacidade reduzida de público.”

O horário de funcionamento será das 6h até às 20h, respeitando o toque de recolher previsto em decreto estadual. O decreto tem validade até às 20h da próxima terça-feira (9).

O prefeito Leonardo Paranhos ressaltou que as empresas poderão abrir, mas é preciso que a população obedeça as regras e tenha disciplina para conter a disseminação desenfreada do vírus pela cidade.

“Vale lembrar que nesse momento de dificuldade – e eu tenho repetido isso constantemente – as armas que temos para o enfrentamento do vírus são a vacina e a disciplina individual. A vacinação está acontecendo, conforme o Ministério da Saúde nos entrega as doses, mas a disciplina depende de todos nós, não tem como impor disciplina por decreto. É a nossa responsabilidade individual que vai determinar como serão as próximas semanas”, diz Paranhos.

Covid-19 em Cascavel

Com a autorização municipal, as empresas de Cascavel não precisarão seguir do Decreto Estadual 7.020, publicado na sexta-feira (5), que prorrogou até às 5h da próxima quarta-feira (10) a validade da suspensão das atividades de serviços e estabelecimentos não essenciais.

Cascavel enfrenta, junto com todo o estado do Paraná, a sua pior fase desde o início da pandemia do novo coronavírus. Com Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e leitos de enfermaria exclusivos para covid -19 lotados, a cidade recebeu a visita do ministro da saúde Eduardo Pazuello na última quinta-feira (4).

A ida de Pazuello foi a resposta a um apelo feito, na última terça-feira (2), pelo prefeito Leonardo Paranhos para que o ministro viajasse até a cidade para ver o que ocorre nos hospitais e unidades de saúde, e entender a necessidade da liberação de mais vacinas, respiradores e oxímetros para a população cascavelense.

Conforme o último boletim epidemiológico, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), na sexta-feira (6), a macrorregião oeste, a que pertence a cidade, a taxa de ocupação das UTIs para adultos exclusivas para covid-19 estava em 95%.

A tabela mostra a taxa de ocupação dos leitos hospitalares do SUS exclusivos para covid-19 no Paraná. (Imagem: Reprodução/Sesa)

6 mar 2021, às 13h19. Atualizado às 13h42.

No Ar

Próximos programas

  • 22h20 RIC Notícias Noite
Mostrar próximo post
Carregando