Carol Crozeta

Suplementação alimentar é necessário?

Carol
Carol Crozeta
Suplementação alimentar é necessário?

20 de setembro de 2020 - 09:25 - Atualizado em 20 de setembro de 2020 - 09:25

Suplemento como o próprio nome já diz serve para suprir ou complementar uma alimentação com falta de nutrientes. São na maioria das vezes vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos e aminoácidos para complementar a alimentação. Importante para pessoas com carências nutricionais, doenças ou alterações metabólicas que alteram a absorção de alguns nutrientes, como a anemia e osteoporose.

 A suplementação também é usada para praticantes de atividade física de alta intensidade para ter um melhor desempenho, e/ou repor perdas nutricionais durante essa prática de exercícios.

É muito importante que eles sejam prescritos por nutricionistas ou médicos, pois dependendo da quantidade ou do componente podem ter consequências desagradáveis ao usuário, como alergias, acnes, diminuição da motilidade gastrointestinal ou provocar diarreia, vômito e náuseas. 

O uso de suplementos em excesso pode levar à sobrecarga renal e desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas, além de interferir na absorção de nutrientes como vitaminas A ,D,K e E.

Os suplementos alimentares servem para complementar a alimentação saudável e não como forma de substituição de alimentos. 

Quando o suplemento é indicado por um profissional da saúde devidamente certificado ele é seguro para ser usado por aquela pessoa a que se destina e para garantir a sua eficácia, e é importante seguir as recomendações prescritas em relação à dose e ao tempo que deve ser ingerido.

Sempre tenha a supervisão de um nutricionista e médico para a prescrição de suplementos alimentares.

Nutricionista Dra. Carolina Crozeta

Site: www.carolcrozeta.com

E- mail: carol@carolcrozeta.com

Instagram: @nutricionistacarolcrozeta

Agendamentos Whatsapp (41) 99932-0086