Notícias

Rússia comemora precisão milimétrica em teste de armas antissatélites

Reuters
Reuters
Rússia comemora precisão milimétrica em teste de armas antissatélites
Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu

16 de novembro de 2021 - 16:01 - Atualizado em 16 de novembro de 2021 - 16:01

MOSCOU (Reuters) – A Rússia disse nesta terça-feira que realizou um teste de armas que visou um satélite russo antigo “com precisão milimétrica” e negou alegações dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) segundo as quais o teste foi perigoso para objetos espaciais em órbita.

Autoridades dos EUA disseram que o teste de segunda-feira criou um campo de detritos na órbita baixa da Terra que colocou em perigo a Estação Espacial Internacional (EEI) e que representará um risco às atividades espaciais durante anos.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que o teste foi irresponsável, representou uma ameaça à EEI e a um equipamento chinês em órbita e mostrou que a Rússia está desenvolvendo novos sistemas de armas. Um porta-voz do governo britânico criticou o teste e pediu que Moscou participe de discussões na Organização das Nações Unidas (ONU) sobre “comportamento responsável quando se trata do espaço”.

O Ministério da Defesa russo disse que os detritos do teste não representaram uma ameaça à EEI e que os EUA sabem disto.

“Nós de fato testamos com sucesso um sistema promissor. Ele atingiu o satélite antigo com precisão milimétrica. Os fragmentos que se formaram não representam uma ameaça à atividade espacial”, disse o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, segundo citação da agência de notícias RIA.

O alvo foi a Tselina-D, um satélite desativado que estava em órbita desde 1982, informou a pasta em um comunicado.

O ministério disse ainda que EUA, China e Índia realizaram testes similares no passado.

(Por Polina Devitt em Moscou, Sabine Siebold e Robin Emmott em Bruxelas, Idrees Ali e Steve Gorman em Washington e Kate Holton em Londres)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAF11E-BASEIMAGE