Gledson
Gledson James

15 de setembro de 2018 - 00:00

Atualizado em 15 de setembro de 2018 - 00:00

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RIC Mais MKT & Tec entrevista Raphael Pinho, da Spark

RIC Mais MKT & Tec entrevista Raphael Pinho, da Spark

Nesta quinta-feira, 13, o Grupo RIC lançou sua plataforma digital RIC HUB em evento realizado no Hard Rock Café Curitba.

Na ocasião, foi anunciada uma parceria inédita, a partir do RIC HUB, com a Spark – grupo que presta serviços de consultoria para a contratação de influenciadores digitais, e, nós, do Tendências e Tecnologia, conversamos com exclusividade com Raphael Pinho, diretor geral da Spark.

Confirma a entrevista e depois, o bate-papo com ele no RIC Mais MKT e TEC.

Qual é o principal objetivo da Spark?
Somos uma empresa especializada na ativação de marcas por meio das redes sociais de personalidades e influenciadores digitais. Nosso propósito é ajudar a construir a indústria e profissionalizar o marketing de influência no país.

Qual a história do grupo Fluvip e como surgiu o negócio ?
Fundado na Colômbia, em 2013, por Sebastián Jasminoy (CEO do grupo), O Fluvip nasceu com o objetivo de profissionalizar o marketing de influência por meio de uma plataforma tecnológica. O rápido crescimento atraiu o interesse de investidores como a aceleradora Wayra, da Telefônica, e o grupo Cisneros, do fundo The Venture City. Hoje é o maior grupo de marketing de influência em presença no mundo, atuando em mercados como: Estados Unidos, México, Espanha, Colômbia, Argentina, Peru e Brasil, onde o Grupo adquiriu em 2016 parte da empresa Spark, que hoje já conta com escritórios em cinco cidades: São Paulo, Manaus, Vitória, Brasília, e agora, Curitiba. Marcas globais como Coca-Cola, Pepsi, Sony, Samsung, VISA, Mastercard, HBO, Unilever, Nestlé, ajudaram a construir a marca no mercado de 8 países desde então.

Quais foram os maiores desafios no início do negócio e o começo no Brasil?
O maior desafio da Spark foi provar que o marketing de influência vai além da contratação de influenciadores. Tivemos que mostrar aos anunciantes que era necessário criatividade, estratégia, tecnologia e operação, e que a excelência em todos esses pontos tornava a Spark uma empresa especialista no assunto.

Quais são as ações digitais que geram maiores e melhores resultados?
Hoje, as pessoas são os principais veículos de comunicação e as redes sociais são os canais protagonistas do marketing de influência. Dados do SocialBakers, um influenciador gera sete vezes mais engajamento que uma marca. No entanto, não existe uma fórmula do sucesso, porque cada ação tem um objetivo diferente, e consequentemente, uma métrica diferente de resultado. O sucesso de uma ação é 90% pautado na assertividade da escolha do influenciador, uma das expertises da Spark.

De que forma a força da tecnologia e do marketing digital contribuem para que empreendedores (clientes) driblem os desafios de alavancar vendas e tornarem-se conhecidos?

As redes sociais permitiram que as marcas se aproximassem de seus consumidores, e entendessem melhor o seu público-alvo, dessa forma, a comunicação ficou mais focada e assertiva. No marketing de influência, especificamente, essa aproximação do consumidor é ainda mais intensa, porque num contexto onde somos bombardeados por marcas, o endosso humano transforma uma publicidade em uma recomendação, gerando assim um melhor resultado para o anunciante.

A tecnologia é parte essencial nesse processo. A plataforma proprietária da Fluvip, por exemplo, nos ajuda desde a escolha dos influenciadores, a indicação da melhor rede social, o tipo de conteúdo para publicá-lo até a predição do alcance e do engajamento esperado. A partir da primeira publicação, o cliente já pode acessar, em tempo real, um relatório que permite entender o impacto de sua campanha, ver o total de interações e performance por influenciador, permitindo otimizar o investimento, ou seja, num mundo em constante transformação, é possível mudar o rumo de uma campanha ainda em andamento.