Notícias

Resgate no Morro Anhangava mobiliza o Corpo de Bombeiros

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

7 de fevereiro de 2013 - 00:00 - Atualizado em 8 de março de 2022 - 14:53

Um acidente durante uma escalada no Morro do Anhangava, localizado na região de Quatro Barras-PR, mobilizou a equipe do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) durante o final de semana.

No último sábado (2), um grupo de cinco pessoas subia a região, quando duas garotas se acidentaram. Ana Paula do Nascimento (26) e Marcela Teixeira (15) sofreram um entorse no joelho e várias escoriações após a queda em uma escada próxima ao cume do morro, com aproximadamente 1.430 metros de altura, que auxilia os montanhistas na descida da trilha.

Roger Inácio, que presta serviços para o jornal Atos e Fotos, subia a região para fazer uma matéria sobre o passeio quando se deparou com a situação. Segundo ele, o acidente por pouco não terminou de forma trágica, pois uma das garotas parou a poucos metros de um precipício. “Estávamos subindo e elas descendo, quando ocorreu o acidente. As garotas escorregaram próximo aos grampos e saíram rolando. Se não fosse a vegetação, uma delas teria caído de uma altura muito alta e seria fatal. Ela parou a uns dois metros. Foi muita sorte”, afirma.

Segundo ele apurou, o grupo fazia parte de uma igreja e nenhum deles tinha experiência nesse tipo de atividade. Após o acidente, algumas pessoas desceram para pedir ajuda e um rapaz ficou com as duas garotas feridas.

O Sargento Ribas do Exército estava acompanhando e equipe do jornal durante subida e realizou os primeiros procedimentos para o resgate, que teve o auxílio de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal. Por se tratar de uma região de difícil acesso, as vítimas tiveram de ser carregadas até o topo do morro para que a aeronave pudesse pousar. O resgate demorou aproximadamente 2h30.

O Corpo de Bombeiros orienta os praticantes de atividades de turismo e aventura, que tomem todas as precauções cabíveis, desde utilizar materiais adequados, vestimentas apropriadas, até mesmo informar parentes e conhecidos sobre a intenção de frequentar os locais.

Confira o vídeo do resgate: 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=2SPR6wVVoJU&feature=share[/youtube]

Confira abaixo a galeria de fotos do resgate: