Notícias

Republicanos complicam vida de Biden com vitória na Virgínia e corrida apertada em Nova Jersey

Reuters
Reuters
Republicanos complicam vida de Biden com vitória na Virgínia e corrida apertada em Nova Jersey
Republicano Glenn Youngkin organiza evento eleitoral na disputa pelo governo da Virgínia

3 de novembro de 2021 - 12:12 - Atualizado em 3 de novembro de 2021 - 12:15

Por Joseph Ax e Gabriella Borter e Jason Lange

FAIRFAX, Virgínia (Reuters) – Os republicanos removeram os democratas do governo estadual da Virgínia e estavam empatados no Estado democrata de Nova Jersey nesta quarta-feira, sinalizando problemas para o partido do presidente Joe Biden antes das eleições parlamentares do ano que vem.

O republicano Glenn Youngkin, ex-executivo de fundos privados, declarou vitória sobre o ex-governador democrata Terry McAuliffe na votação de terça-feira depois de se distanciar apenas o suficiente do ex-presidente Donald Trump para reconquistar moderados que apoiaram Biden só um ano atrás.

Em Nova Jersey, o desafiante republicano Jack Ciattarelli e o governador democrata Phil Murphy estão virtualmente empatados, embora os eleitores democratas registrados superem os republicanos em mais de um milhão. Mesmo assim, os democratas mantêm as esperanças porque mais votos estão para ser contados em seus redutos.

Nos subúrbios, as duas siglas viram avanços de eleitores independentes repelidos pelo estilo de política de Trump. Os resultados em Estados que Biden conquistou com facilidade em 2020 levam a crer que as maiorias mínimas dos democratas no Congresso estarão altamente vulneráveis nas eleições de 2022.

O controle republicano de ambas, ou até de uma das Casas do Congresso daria ao partido a capacidade de travar a agenda legislativa de Biden durante os dois últimos anos de seu mandato.

Os resultados podem complicar ainda mais as esperanças de Biden de aprovar dois projetos de lei, que somados chegam a 2,75 trilhões de dólares, para reformar estradas e pontes, fortalecer a rede de segurança social do país e combater a mudança climática.

(Reportagem adicional de Andy Sullivan, Kanishka Singh e Daniel Trotta)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHA20U8-BASEIMAGE